A Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inaugurou nessa terça-feira, 7, o Centro de Referência do Projeto Leitura Viva, na Praça Valperino Gomes de Oliveira, no centro da cidade.
A solenidade de inauguração contou com a presença do vice-prefeito João Alberto, do presidente da Câmara, Afonso Tavares, do secretário de Administração Enaldo Rodrigues e do autor do projeto o secretário de Educação, professor André Goveia, bem como, de representantes dos servidores da Rede Municipal de Educação.
O evento não contou com público externo devido ao decreto do prefeito Manoel Silvino, por causa do momento pandêmico, visando evitar a proliferação do Coronavírus no município.
Sobre o Centro
Para o secretário de Educação e também autor do projeto, professor André Goveia, o Centro de Referência do Projeto Leitura Viva faz jus ao hino da cidade que diz: “entre outras tão garbosas, tão cheias de poder seu povo pelo estudo constrói-lhe um pedestal”. Goveia destaca que o centro é mais do que uma biblioteca. “É um espaço de leitura e produção textual para aumentar cada vez à Tocantinia o título de Cidade Leitora.
O Centro de Referência tem um planejamento que prevê diariamente, atividades como contação de história, causos, discurso Xerente, cantorias e teatro. Sendo ainda, um espaço para exposição de produções dos alunos da Rede Municipal de Educação, aberto à toda a população de Tocantínia e demais visitantes.
O prefeito de Tocantínia, Manoel Silvino ressalta a importância desse espaço para impulsionar o hábito da leitura de qualidade no município. Opinião também compartilhada pelo vice-prefeito, João Alberto, que esteve no evento parabenizou os envolvidos com o projeto que, segundo enfatizou, marca um avanço de alunos e professores no desenvolvimento da leitura.