Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Luis Felipe

Foto: Luis Felipe

As forças armadas realizarão o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) 2021 de modo presencial em todo o território nacional no período de 9 a 16 de dezembro. Em Palmas/TO, capital, os reservistas do Exército deverão se apresentar no 22º Batalhão de Infantaria (22º BI) – Batalhão Tocantins – para a atualização de dados pessoais e endereço de correspondência.

O 22º BI montará um centro de apresentação no pavilhão de terceiros da Organização Militar (OM), que atenderá no horário das 8 às 17 horas de segunda a quinta-feira e das 8 às 12 horas na sexta-feira.

Estão convocados para a apresentação obrigatória todos os reservistas que se encontram em situação de disponibilidade, licenciados no período de 1º de dezembro de 2016 a 30 de novembro de 2021, que estejam enquadrados nas seguintes situações: sejam oficiais e praças de carreira, transferidos para a reserva remunerada; oficiais demitidos do serviço ativo sem perda do posto e patente; oficiais e praças temporários licenciados; aspirantes a oficial R/2 e oficiais R/2 concludentes de cursos realizados em Órgãos de Formação da Reserva (CPOR/NPOR); portadores de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) classificados em "situação especial"; e reservistas de 1ª e 2ª categorias licenciados no citado período.

O EXAR tem os objetivos de atualizar o banco de dados do Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar e Mobilização (SERMILMOB) dos militares que deixaram o serviço ativo nos últimos 5 (cinco) anos, ou seja, que se encontram na situação de "disponibilidade" da reserva mobilizável da força terrestre; elevar os índices percentuais de apresentação do pessoal da reserva, seja presencial ou pela internet, por meio do EXARNET; cultivar o espírito cívico dos integrantes da reserva; e celebrar o Dia do Reservista, 16 de dezembro, data de nascimento de Olavo Bilac, patrono do serviço militar.

Nos quatro primeiros anos, o reservista também terá a opção de realizar a sua apresentação via internet, por meio do EXARNET, no endereço eletrônico https://exarnet.eb.mil.br, no período de 1º de dezembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022. Porém, a quinta e última apresentação deverá ser realizada obrigatoriamente de maneira presencial no 22º BI ou em qualquer organização militar do Exército ou, ainda, nas juntas de serviço militar dos municípios.

A falta de participação no EXAR 2021, seja presencial ou pela internet, acarretará na cobrança de multa quando da apresentação para regularizar a situação. Enquanto estiver com pendência na sua situação militar, o cidadão terá dificuldades para a sua habilitação junto aos órgãos públicos, instituições de ensino ou empresas da iniciativa privada.