Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Os inventários turísticos elaborados pelo Sebrae Tocantins em cidades tocantinenses começaram a ser entregues, nesta semana, aos gestores municipais. Os registros são uma ação do Programa Cidade Empreendedora e foram realizados em parceria com o Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetur), e as prefeituras contempladas no projeto. Eles serão um instrumento-base de informações para planejamentos turísticos, com meta na gestão da atividade turística para gerar negócios. O trabalho já foi realizado em 16 municípios e continuará em 2022, com levantamento de novos destinos turísticos do Estado.

As primeiras cidades a receberem os seus inventários são Lajeado, Miracema do Tocantins, Palmeiras do Tocantins, Santa Terezinha, Luzinópolis, Ananás, Araguacema, Axixá, Itaguatins, Caseara, Praia Norte, São Sebastião do Tocantins, Lagoa da Confusão, Pium, Babaçulândia e Formoso do Araguaia. A entrega acontece até o dia 13 deste mês.

Cada inventário turístico será disponibilizado na plataforma SITUR, uma ferramenta eletrônica de gestão de destinos turísticos, criada para quem está na ponta, vivendo de perto os desafios do planejamento e gestão do turismo.

“Acreditamos que o SITUR será uma forma organizada e planejada de executar bem os trabalhos e, por meio dele, os municípios poderão falar com propriedade sobre seus resultados, uma vez que estarão embasados em dados. Estamos muito felizes com essa parceria promissora”, destacou o superintendente do Sebrae, Moisés Gomes.

Os inventários turísticos, segundo o analista do Sebrae Tocantins, Gilberto Noleto, serão a base de informações para promover o planejamento e o desenvolvimento sustentável, com identificação dos atrativos disponíveis, recursos naturais, culturais, humanos, meios de hospedagem, alimentação e comércio, especialmente os serviços direcionados aos visitantes da localidade.

Esse trabalho de levantamento para fazer os inventários turísticos dos municípios é baseado nos 10 eixos do Programa Cidade Empreendedora: gestão municipal; sala do empreendedor; desburocratização; compras governamentais; empreendedorismo na escola; lideranças locais; marketing territorial e setores econômicos; inovação e sustentabilidade; inclusão produtiva e Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.

Um dos pontos-chaves de qualquer trabalho de pesquisa é a observação. Entender o “way of life” (ou modo de vida) das pessoas do lugar que se deseja saber mais a respeito é fundamental para propor ações que façam sentido para aquela comunidade. É como se você estivesse começando em um trabalho novo: é pouco eficaz já chegar tentando impor suas visões sobre os processos; primeiro temos que entender a dinâmica do dia a dia da empresa para, só depois, propor iniciativas que ajudem a resolver os gargalos que foram identificados.