Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Com o Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, diversos bairros localizados nas áreas de influência dos córregos Neblina, Jacuba e Canindé, estão recebendo sistemas de micro e macrodrenagem, pavimentação, implantação de áreas verdes e bacias de detenção, obras que minimizarão a ocorrência de alagamentos em áreas pontuais da cidade.

A Via Norte, próximo de ser concluída, e alguns bairros - Ana Maria, Morada do Sol 3, Tocantins, Itaipu, Palmas e Jardim Vitória - já entregues, somam apenas 30% do total executado.

Prevenção de alagamentos

Com o desmatamento causado pela ocupação desordenada nas áreas de preservação permanente, o solo ficou exposto, criando condições para a formação de enxurradas em períodos de chuva intensa, como a registrada nesta quinta-feira, 16, com índice pluviométrico de 89,17 mm. Só nos primeiros 15 dias de dezembro, choveu em média 290 mm. Durante todo o mês de novembro, caíram 150 mm de chuva.

“O Córrego Neblina recebe água dos afluentes e toda essa bacia está urbanizada, por isso o projeto prevê a construção de mais algumas bacias de detenção para que ajude a controlar o fluxo. Hoje só temos em funcionamento a bacia do Córrego Canindé, ao lado do Parque Cimba”, comentou o secretário do Planejamento, Frederico Prado.

Na sequência da execução do projeto está prevista a implantação de bacias na cabeceira do Córrego Neblina; no Córrego Santo Antônio, localizado nas proximidades do Hospital Municipal; e no Córrego São Miguel, intervenções que otimizarão a capacidade do curso d'água e aumentarão a eficiência da drenagem do Município.

“Quando essas bacias estiverem funcionando, irão servir para regular o fluxo: a água das chuvas é contida nelas e fica represada, aguardando que a água que esteja no canal escoe, para só então ser gradativamente liberada”, explicou o secretário.

Responsabilidade de todos

A própria população também contribui para o agravamento dos problemas, devido, por exemplo, à prática de despejar lixo e entulhos em ruas e terrenos baldios, causando o entupimento das galerias pluviais, aumentando o escoamento superficial nas ruas e provocando alagamentos.

O departamento de Limpeza Urbana da Prefeitura de Araguaína trabalha diariamente na retirada de uma média de duas toneladas de lixo acumulado nas bocas-de-lobo, canais e galerias.

Águas de Araguaína

O Projeto é executado por meio de empréstimo de R$ 350 milhões entre o Município e o CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina, aliando desenvolvimento econômico à sustentabilidade. Iniciado em 2020, tem previsão de execução até o final de 2023.