Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Mari Rios  Prova de contrarrelógio abriu a série de três dias de disputas Prova de contrarrelógio abriu a série de três dias de disputas
  •  Ana Vitória Vieira, de 14 anos, veio da Bahia

Mais de 250 atletas de 16 estados deram início, nesta sexta-feira, 17, às disputas da 43ª edição da Copa Norte Nordeste de Ciclismo de Estrada, em Palmas, em circuito na TO-010. O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Tocantinense de Ciclismo (FTC), com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

São três dias de disputas na Capital para todos os atletas inscritos, masculino e feminino. Nesta sexta-feira, foram realizadas as provas de contrarrelógio, com largada individual no circuito de 10 quilômetros. No sábado, 18, os atletas voltam à pista para a disputa da prova de resistência, a partir das 8h, mesmo horário da largada da competição de circuito, no domingo, 19.

São 14 categorias em disputa, da juvenil à máster D. As equipes que tiverem os melhores resultados na somatória das três provas serão vencedoras da competição. A seleção do Tocantins, campeã das últimas duas edições, realizadas em 2018 e 2019 (em 2020 não houve a Copa em virtude da pandemia), tentará o tricampeonato neste ano.

A equipe do Estado é composta por 33 ciclistas. Otávio Queiroz de Souza, de Porto Nacional, é uma das promessas do Tocantins. O atleta compete na categoria juvenil. “Comecei a pedalar em 2019 e no ano seguinte já consegui o título brasileiro. Fiz uma preparação específica para essa prova e estou muito confiante, apesar do alto nível da competição, com atletas de destaque no cenário brasileiro”, ressaltou.

Bruno Ordonho (categoria máster A1) veio de Itaguaru, Pernambuco. O atleta tem a experiência de 14 anos a seu favor. “É sempre bom participar da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo. Estou acostumado com esse tipo de prova. É maravilhoso esse clima de competição. Gostei muito de vir para o Tocantins”, frisou.

A jovem Ana Vitória Vieira, de 14 anos, representa o estado da Bahia. Foram 24 horas de viagem de ônibus até Palmas com a delegação baiana. “Uma viagem longa, mas cheia de expectativas. Quando cheguei aqui e vi toda essa estrutura, fiquei muito empolgada e acredito que vou conseguir uma boa colocação”, ressaltou.

A Seduc apoia o evento com a estrutura da prova, conforme explica o superintendente de Esportes, Juventude e Lazer da Pasta, Clay Rios. “Foram instaladas mais de 20 tendas, disponibilizamos som, disciplinadores, fechamento das vias para que os atletas e todas as equipes sintam-se bem acolhidas e seguras e façam uma excelente competição”, pontuou.