A Secretaria de Estado da Saúde (SES – TO), por meio da Hemorrede Tocantins, entrou em estado de alerta máximo ante aos estoques críticos apresentados nos últimos meses. Devido ao avanço no número de casos da Covid-19, aumento dos casos de dengue e influenza, como também, em razão das festividades de fim de ano, muitos doadores não retornam às unidades de coleta para efetuar sua doação.
Atualmente, os hemocentros estão com estoques críticos, o que compromete o atendimento das unidades hospitalares públicas e privadas de todo Estado, já que os hemocentros são as únicas opções para o abastecimento de sangue nos hospitais. Outro ponto de atenção são as cirurgias eletivas que ficam comprometidas com o estoque baixo de sangue.
A gerente técnica do Hemocentro Coordenador de Palmas, Eveline Leão Ávila Pessoa, faz um alerta “estamos com estoque em nível crítico, se não houver coleta, infelizmente, entraremos em colapso”, a gerente ainda esclarece que “devido janeiro ser um mês de férias, o número de doadores cai significativamente, porém com o aumento da Covid, gripe e dengue, a situação complicou ainda mais”.
Agendamento
Para realizar a doação é necessário fazer o agendamento.