Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Sem qualquer alarde, cerimônia ou prestígio de outrora, o Globo de Ouro ocorreu na noite do dia 9 de janeiro premiando algumas das principais produções que abalaram positivamente a indústria audiovisual em 2021.

Entre filmes e séries de comédia e de drama, a premiação foi justa e consolidou o favoritismo de diversas produções que também são visadas como favoritas ao Oscar que ocorre em março deste ano.

Separamos alguns dos vencedores que já estão disponíveis para você conferir com facilidade em diversos serviços de streaming e também nos pacotes SKY. 

Ataque dos Cães

O sucesso dramático da Netflix conseguiu angariar três prêmios: Melhor Filme de Drama, Melhor Direção e Melhor Ator Coadjuvante.

Centrado na história de vingança, disputa e poder entre irmãos por um velho rancho em Montana. Esse drama de faroeste marca o retorno de Jane Campion como diretora após anos afastada da profissão e se trata de uma volta triunfante.

Contando com nomes fortes no elenco como Benedict Cumberbatch, Kirsten Dunst e Jesse Plemons, o filme é um dos maiores favoritos ao Oscar.

Succession

A série da HBO já está em sua terceira temporada e, atualmente, é dita como a melhor de todos os tempos, ameaçando retirar Breaking Bad de anos de consolidação como o ápice do entretenimento televisivo.

Succession levou também três prêmios: Melhor Série de Drama, Melhor Ator e Melhor Atriz Coadjuvante. Totalmente disponível na HBO Max, a série é centrada nos bastidores do poder entre a família que é dona do maior conglomerado de mídia e jornalismo no mundo.

Quando o patriarca decide se aposentar, toda a família começa a disputar ensandecidamente para conseguir triunfar na posição de líder enquanto uns tentam sabotar os outros. 

Ted Lasso

Mantendo o nível excelente de qualidade visto na primeira temporada, Ted Lasso conseguiu provar que a Apple também está virando um estúdio de respeito. A série conseguiu mais um prêmio do Globo de Ouro, trazendo o troféu de Melhor Ator para Jason Sudeikis, o protagonista.

Na série, Ted Lasso é um treinador de futebol americano que acaba contratado para ser treinador de futebol em Londres pela ricaça Rebecca Welton, recém-divorciada que conquistou o time de futebol do ex e pretende se vingar ao chamar o treinador que não conhece nada do esporte.

Entretanto, pelo otimismo inabalável de Ted, o homem consegue mudar e transformar a vida tanto dos atletas amargurados quanto da própria Rebecca, a encorajando a seguir em frente com sua vida.

Mare of Easttown

Outro grande sucesso da HBO, mas em formato de minissérie, recebeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz com muito mérito, afinal Kate Winslet deu tudo de si ao encarnar a detetive Mare da cidadezinha de Easttown.

Assombrada por fracassos em não ter encontrado vítimas de um sequestro, Mare lida com um divórcio e também a morte do próprio filho enquanto sustenta sua filha, um neto e a própria mãe - além do processo de guarda movido pela ex-nora.

Não bastasse o núcleo familiar caótico, Mare recebe um assassinato misterioso para desvendar que pode ser a origem do trabalho de um assassino em série na região. Contando com apenas um ajudante novato, ela vai a fundo para resolver o caso no qual a verdade é a mais terrível que se pode imaginar. 

King Richard: Criando Campeãs

O longa que é apontado como o favorito para trazer o Oscar de Melhor Ator para Will Smith ganhou justamente esse prêmio no Globo de Ouro.

Essa cinebiografia é focada na vida de Richard Williams, pai das tenistas históricas Serena e Venus Williams. Mostrando todo o esforço e sacrifício que ele assumiu ao encorajar as filhas a seguirem carreira no esporte.

O longa acompanha os primeiros árduos anos da família se dedicando ao máximo para conquistar um grande sonho. 

Amor, Sublime Amor

O primeiro filme musical de Steven Spielberg conseguiu dar muito frescor à história clássica do inesquecível original Amor, Sublime Amor, de 1961. Elogiado pela crítica e pelo público, o remake se trata de mais uma obra-prima do conceituado cineasta.

No Globo de Ouro, o filme conquistou três troféus: de Melhor Musical, Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante. Pontos que haviam sido reforçados por inúmeras vezes pela imprensa especializada, principalmente pela performance da atriz revelação Rachel Zegler.

Na história, Amor, Sublime Amor se trata de uma versão repaginada e pop de Romeu e Julieta trazendo a narrativa do amor (quase) impossível entre os jovens Tony e María. O problema é que Tony pertence a uma gangue rival à qual convive com María, dificultando a união dos dois. 

Encanto

Um dos filmes animados de 2021 que menos chamou a atenção acabou levando o Globo de Ouro de Melhor Animação. Encanto, que já está disponível na Disney+, traz mais uma história latino-americana criada pelo estúdio que mais se esforça em trazer histórias diversas ao redor do mundo.

Nele, acompanhamos a história de Mirabel, uma das integrantes da mágica família Madrigal que possui poderes sobrenaturais. Entretanto, enquanto suas irmãs, pais, tios e avós são dotados de magia, Mirabel não ganhou nenhum talento se tornando uma ovelha negra na família.

O longa traz todo o drama envolvendo amor-próprio e aceitação de si mesmo diante uma realidade muitas vezes dura com uma lição moral bastante importante para crianças e adultos. 

Round 6

O maior fenômeno da Netflix no ano passado também acabou angariando um belo prêmio no Globo de Ouro: o de Melhor Ator Coadjuvante. Focada numa disputa mortal entre 456 participantes, Round 6 mostra a história de Seong Gi-hun, um homem falido, deprimido e que deve milhares de dólares para agiotas.

Já jurado de morte para quitar a dívida, Seong acaba convidado por uma organização misteriosa a participar de uma gincana de jogos infantis chamada Squid Game cujo prêmio total ultrapassa a marca dos milhões de dólares. Levado a um local secreto, repleto de mistério e de medo, Seong descobre já na primeira brincadeira que quem perde a disputa, é morto na hora.

Amedrontado e coagido, Seong acaba encarando todos os jogos tentando sobreviver e faturar milhões, mas a custo de absolutamente tudo.