Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

As compras realizadas pela internet continuam em expansão na região Norte. O setor apresentou alta no faturamento de 79,16% em novembro, ao comparar com outubro. As vendas, usando o mesmo período de avaliação, também cresceram: 64,21%. Os dados são do índice MCC-ENET, levantamento desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

Ao observar o índice por região, continuando com a mesma base comparativa, o Norte se destacou no faturamento em relação às demais. Na sequência, a ordem foi: Centro-Oeste (78,35%); Nordeste (72,53%); Sul (69,79%); e Sudeste (66,99%).

"Podemos observar uma significativa movimentação em novembro, pois a grande maioria das grandes lojas adotaram as promoções desde o início do mês, não concentraram apenas na data da Black Friday", afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.

Vendas online no Norte

Na avaliação do Norte, quando os dados comparados são entre os meses de novembro (2021 e 2020), a expansão foi de 31% nas vendas online. No acumulado do ano, segue na liderança regional (90,19%), na sequência aparecem: Centro-Oeste (85,82%); Nordeste (82,98%); Sul (69,12%); e Sudeste (54,43%).

Faturamento do Norte

Quando a comparação do faturamento do e-commerce no Norte é entre novembro deste ano, com o mesmo período do ano passado, a alta foi de 25,15%. No acumulado do ano, desta vez, ficou em segundo lugar: 103,78%, atrás somente do Centro-Oeste (111,66%). As demais regiões tiveram o seguinte desempenho: Nordeste (100,21%); Sul (99,45%); e Sudeste (78,67%).

Metodologia do MCC-ENET

Os índices mensais vêm da comparação dos dados do último mês vigente em relação ao período base (média de 2017). Para compor o índice, o Neotrust |Compre & Confie coleta 100% de todas as vendas reais de grande parte do mercado de e-commerce brasileiro, utilizando adicionalmente processos estatísticos para composição das informações do mercado total do comércio eletrônico brasileiro. Também são utilizadas informações dos indicadores econômicos nacionais do IBGE, IPEA e FGV.

O MCC-ENET traz uma visão completa a respeito do e-commerce no País a partir da análise das seguintes variáveis: percentual nacional e regional de vendas online, faturamento do setor e tíquete médio. Outras métricas analisadas mensalmente são participação mensal do e-commerce no comércio varejista e crescimento do setor no varejo restrito e ampliado, além da distribuição das vendas por categoria. Por último, a penetração de internautas que realizaram ao menos uma compra trimestralmente pela internet também está contemplada no índice.

Não estão contabilizados no MCC-ENET dados dos sites MercadoLivre, OLX e Webmotors, além do setor de viagens e turismo, anúncios e aplicativos de transportes e alimentação, pois ainda não são monitorados pelo Neotrust | Compre & Confie.

Clique aqui para acessar o estudo completo.