Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Durante evento on-line, na noite dessa segunda-feira, 31, o Sebrae Nacional divulgou os vencedores do 8º Prêmio Sebrae de Jornalismo, nas categorias texto, vídeo, rádio e foto, além do jornalista revelação e para o grande destaque de todas as categorias.  O concurso recebeu 1.143 trabalhos de todo o país. O estado do Tocantins representou a região Norte com a reportagem de Rafael Ishibashi, da TV Anhanguera.

A cerimônia foi aberta pelo presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, e contou com a participação do cantor e compositor, que também é jornalista, Leo Jaime. Carlos Melles destacou que a iniciativa tem o objetivo de “valorizar e incentivar o trabalho da imprensa no país”. Segundo ele, “a pandemia foi um divisor de águas no mundo do empreendedorismo, atingindo especialmente o microempreendedor”. Melles afirmou que o Sebrae identificou os riscos para o mercado com o início da pandemia no Brasil e viu a necessidade de promover oportunidade de inovação para o setor, principalmente dos micro e pequenos negócios.

O Tocantins se destacou na premiação como o segundo estado na região Norte em número de inscritos, com 34 participações. 

O tema central do prêmio foi “A Importância da Micro e Pequena Empresa para o Enfrentamento da Pandemia”. Dos 1.143 inscritos no Prêmio Sebrae de Jornalismo, 22 foram finalistas e passaram pela etapa estadual, que classificou os concorrentes para a etapa regional e em seguida para a nacional. O júri da final foi composto por três representantes do Sebrae Nacional, um da imprensa e um representante acadêmico convidados pelo Sebrae.

Além do troféu, o prêmio tem também um notebook de última geração para os vencedores e o veículo receberá um celular de tecnologia de ponta para edição de vídeos e fotos.

Vencedores

A primeira a ter o vencedor revelado foi a categoria áudio, que recebeu 123 trabalhos em todo o país. O destaque foi a rádio Verdes Mares, do Ceará, com a reportagem “Comércio na Pandemia”, das jornalistas Daniella de Lavôr, Lyana Ribeiro e Elon Nepomuceno Solon.

Na categoria foto jornalismo, foram 48 trabalhos inscritos. Rafael Martins, do TabUol, de Pernambuco, venceu o concurso com o título “No Recife o borracheiro seu Modesto faz casas de boneca no fundo da oficina”.

Na categoria texto foram 566 concorrentes. Venceu a reportagem intitulada “De grandes para pequenos”, de São Paulo, publicada pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, produzida pela equipe Claudia Rolli, Mauro Silveira e Marisa Adams Gil.

Na categoria vídeo, 351 trabalhos foram inscritos. O destaque foi para a jornalista Mariana Fontes, da TV Globo de São Paulo, com a reportagem “Empresa Social leva produtos de pequenos agricultores a famílias de baixa renda do país”.

O jornalista Pedro Jellineki, de Minas Gerais, venceu na categoria Jornalista Revelação, onde 55 profissionais concorreram.

Fabiana Boa Sorte, da TV Globo de São Paulo, recebeu o prêmio Jornalista Parceira do Empreendedor, com reportagens veiculadas no Jornal Nacional, apresentando coberturas de assuntos de interesse e orientação aos microempreendedores.

O vídeo da cerimônia de revelação dos vencedores do 8º Prêmio Sebrae de Jornalismo está disponível no canal do YouTube.