Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Falta muito pouco para a grande estreia de Uncharted - Fora do Mapa, primeira tentativa da Sony em adaptar uma das suas franquias mais famosas de jogos da família PlayStation. Com o primeiro game lançado em 2007 para fomentar as vendas do então recém lançado PlayStation 3, a Sony deu o pontapé para consolidar uma das franquias mais rentáveis de jogos de aventura até então. 

Com mais de seis jogos carregados de adrenalina e ótimos personagens, era apenas questão de tempo até que as aventuras, extremamente cinematográficas, encontrassem as telonas dos cinemas. Em uma superprodução que traz Tom Holland como Nathan Drake, o protagonista, e Mark Wahlberg interpretando o sarcástico Sully, o filme chegará aos cinemas ainda neste mês de fevereiro. 

Enquanto os fãs celebram esse novo início, é um momento mais que ideal para revisitar alguns dos melhores títulos que já foram adaptados para as telonas, muito embora seja um subgênero extremamente complicado na História do Cinema, muito mais repleto de obras medíocres do que realmente memoráveis. O melhor de tudo é que você confere esses títulos com facilidade através da SKY São Paulo.

Tomb Raider: A Origem 

Após anos sem uma nova aventura nos cinemas sem a presença de Angelina Jolie interpretando a heroína Lara Croft, a personagem retornou com Alicia Vikander em uma produção mais realista aproveitando a popularidade crescente da personagem que foi reinventada com o reboot da franquia em 2013 com o elogiadíssimo Tomb Raider. 

Na nova adaptação, essa leitura da personagem busca trazer um retrato mais humano. Na aventura, Lara renega suas origens ainda muito traumatizada pelo sumiço súbito de seu pai, um historiador e arqueólogo rico e famoso. Vagando por anos sem conseguir crescer na vida, ela decide encarar o legado de sua família, mas desrespeita os últimos desejos de seu pai: para que não o procure. 

Na sombra da dúvida de uma morte nunca confirmada, Lara então utiliza a fortuna de sua família para partir para uma misteriosa ilha da costa do Japão de extremo difícil acesso. Conseguindo chegar nesse pesadelo tropical, Lara acaba notando que a busca pela verdade a acabou levando a uma aventura mortal e sobrenatural.

Pokémon: Detetive Pikachu

Na mesma linha de filmes sobre pais desaparecidos com seus filhos partindo em jornadas grandiosas para descobrir seu paradeiro, o primeiro filme live action de Pokémon na História dos Cinemas possivelmente se trata do melhor título de toda a lista. 

Bastante divertido e visualmente impecável, Pokémon: Detetive Pikachu traz a história de Tim Goodman, um jovem que é obrigado a viajar para a enorme metrópole de Ryme City, uma das maiores cidades onde os pokémon convivem em harmonia com seus amigos humanos. O motivo de sua ida, porém, não é feliz, afinal seu pai Harry, um respeitado detetive da polícia local, sumiu ao investigar um caso perigoso. 

Angustiado no desconhecimento sobre a vida do seu pai, Tim visita o apartamento dele e acaba encontrando um Pikachu com um detalhe praticamente surreal: ele fala igual a um humano. Depois de surtar e morrer de medo do fofo pokémon, Tim une forças ao Pikachu com síndrome de Sherlock Holmes para encontrar seu pai e descobrir uma conspiração que ameaça o mundo inteiro. 

Sonic: O Filme

Conseguindo ter sua bilheteria salva por ter estreado pouco tempo antes da pandemia despontar no mundo inteiro em 2020, o filme do Sonic acabou sendo uma grata surpresa. Após uma recepção inicial nada favorável ao design do personagem principal, a produção foi adiada em seis meses para grande parte dos efeitos serem refeitos após a reclamação dos fãs, se aproximando a um design mais agradável visto no filme de Pokémon. 

No filme, com o surgimento inesperado de um ouriço velocista falante no mundo real, um policial de uma cidadezinha chamada Green Hills em Montana, acaba descobrindo a existência desse ser que não pertence ao nosso mundo. Querendo ajudá-lo a voltar para casa, o policial se alia a Sonic. 

Porém, o governo americano também já sabe da existência desse ouriço super-poderoso e planeja capturá-lo para fazer estudos sobre seus poderes. Para isso, o cientista maluco Dr. Robotinik é contratado para conseguir detê-lo iniciando uma perseguição insana em grande parte do país. 

Angry Birds 2 - O Filme

Depois de uma estreia desastrosa, embora lucrativa, a franquia Angry Birds conseguiu um novo filme que, surpreendentemente, é muito superior ao primeiro que mal continha uma narrativa consistente para justificar sua existência. 

Na aventura, Red continua suas batalhas contra o reino dos porquinhos que ainda tentam tirar a paz dos angry birds. Entretanto, no horizonte, uma nova ameaça surge com a figura do falcão megalomaníaco Zeta. Ao perceber que seus planos de dominação mundial podem dar muito certo, Red precisa rever totalmente seus conceitos e fazer o inimaginável: pedir uma trégua para o rei dos porquinhos. 

Ao buscar essa nova aliança, Red precisa lidar com seus próprios preconceitos e também com o preconceito de seus amigos para conseguir trabalhar em equipe com os porquinhos e deter Zeta de destruir o reino de ambos os lados. 

Mortal Kombat

Depois de muita antecipação, o novo filme de Mortal Kombat conseguiu estrear nos cinemas e nos streamings em 2021. Após anos sem uma nova adaptação, o novo filme também bebe da fonte das renovações narrativas vistas nos jogos desde Mortal Kombat 9 que praticamente rebootou a franquia para trazer uma linha narrativa mais consistente dentro deste universo. 

Na obra, acompanhamos a história do lutador de MMA Cole Young que sempre perde lutas de propósito por dinheiro. Entretanto, ao desconhecer seus ancestrais, Cole acaba atingindo a fúria de Shang Tsung que envia Sub-Zero para matá-lo. Após fugir do confronto, desesperado, ele pede ajuda para Sonya Blade que o encaminha ao santuário de Lorde Raiden. 

Lá, Cole descobre sobre sua poderosa ancestralidade e começa a treinar com grandes colegas Liu Kang e Kung Lao para se preparar para o desafio do torneio mortal Mortal Kombat onde terá que enfrentar os inimigos que querem matá-lo por diferentes motivos que ele mesmo desconhece.