Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Colégio Estadual São José, de Palmas, é uma dos cincos finalistas do IV Prêmio Ibero-Americano de Educação em Direitos, promovido pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI) e a Fundação SM “Oscar Arnufo Romero”. A unidade escolar concorre na categoria nacional, para crianças e adolescentes de 3 a 18 anos, e também na categoria intencional.

A unidade de ensino foi premiada com o Projeto “Meninas protagonistas: separadas somos pétalas, juntas somos rosas", desenvolvido desde 2018, pela professora e coordenadora Zoélia Tavares de Castro para alunas com idade entre 15 e 18 anos, das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio, atualmente tendo a participação de 32 meninas.

Segundo Zoélia Tavares de Castro o projeto meninas protagonistas “nasceu da necessidade da construção de mais espaços de discussão e promoção aos estudos e inserção de obras de autoria feminina na biblioteca de nossa escola, para atender meninas e mulheres de localidades periféricas”, disse.

Sobre o Prêmio

A iniciativa tem como objetivo reconhecer o trabalho de instituições educacionais e organizações da sociedade civil que desenvolvem programas destinados a garantir o direito à educação de crianças e jovens, bem como a inclusão, a paz, a consciência da importância da educação em valores e direitos humanos, entre outras.

Além disso, Prêmio Ibero-Americano dá destaque a projetos que foquem no papel das escolas e organizações para assegurar o direito à saúde, e a superação de novos desafios educacionais diante da pandemia da Covid-19.

Resultados

Os vencedores serão divulgados em cerimônia com data e local a ser definido. As experiências nacionais vencedoras por categoria participarão da convocatória ibero-americana e irão ao IV Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos, que será realizado em uma cidade e data ainda a ser determinada, onde serão decididos os quatro vencedores Ibero-americanos (dois por categoria).

A premiação é um cheque no valor de 5 mil dólares, para cada ganhador por categoria. Serão premiadas quatro experiências. Os selecionados em nível nacional receberão uma menção honrosa.