Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em viagem a Brasília, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Tocantins, Gedeon Pitaluga, se reuniu com o presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), José Carlos Oliveira, para tratar sobre a dificuldade dos advogados de entrarem em contato com o INSS via canal remoto. O problema atinge a advocacia tanto da Capital, mas especialmente a do interior do Estado.

A busca pela solução desta demanda da advocacia também irá beneficiar milhares de tocantinenses que estão na fila aguardando a liberação de seus benefícios ou de suas aposentadorias.

“Acredito que demos um passo importante para garantir à advocacia previdenciarista o acesso necessário a esta instituição essencial para a realização do seu trabalho. A partir desse diálogo encabeçado pela OAB/TO a classe poderá ver uma melhora significativa em sua atuação e resultado na busca pelos direitos dos cidadãos”, ressaltou Pitaluga.

Ficou acertado durante a reunião o agendamento de outro encontro para dar prosseguimento ao diálogo, visando estabelecer uma resolução das necessidades atuais da advocacia tocantinense. A advogada e vice-presidente da comissão de direito previdenciário, Ariane de Paula, destacou pontos importantes a serem melhorados pelo INSS.

“Conhecemos de perto as inúmeras dificuldades enfrentadas pelos advogados e advogadas do interior ao atendimento remoto do INSS, que sempre se mostrou ineficiente, o que prejudica e retardada o efetivo exercício da advocacia no âmbito administrativo. Em razão disso, a comissão de direito previdenciário da OAB/TO, levou essa pauta ao presidente Gedeon que prontamente se disponibilizou para uma tratativa junto ao presidente do INSS. Gradativamente estamos avançando para que os impactos negativos causados pela suspensão do atendimento presencial aos advogados nas agências do interior do Estado sejam amenizados”, disse Ariane de Paula.

A comitiva da OAB/TO foi acompanhada pelo deputado federal Tocantinense, Vicentinho Alves.