Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa, está no Distrito Federal para a 80ª Reunião do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). Na ocasião, ainda em Brasília (DF), o gestor também cumpriu agenda na quarta-feira, 9, na sede da Força Nacional, onde foi recebido pelo diretor Coronel Aginaldo de Oliveira. 

O secretário também esteve no Centro de Comando e Controle do Ministério da Justiça, e na Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen), onde firmou parceria para o curso de atendimento à violência doméstica, o módulo está previsto para acontecer na próxima quinzena. Ainda está prevista na programação desta tarde uma reunião na Secretaria de Operações Integradas (SEOPI), para tratar da implantação do Centro Integrado de Comando e Controle no Tocantins. 

Consesp

Ainda na tarde desta quarta-feira, teve início a reunião ordinária do Consesp, onde foi apresentado o Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP), o Novo Plano de Governança, e apoio à Campanha de Política de Desaparecidos. A reunião teve continuidade nesta quinta-feira, 10, e tem como foco a organização do calendário para 2022, discussão da metodologia de planejamento, implementação de novas ações e estratégias de segurança pública em âmbito nacional. 

Durante o encontro também está prevista a apresentação do novo Plano Nacional de Segurança Pública,  e a eleição para a nova presidência e vice-presidência do colegiado. Na oportunidade, Wlademir Costa pleiteou, junto ao colegiado, estudos científicos e parceria para realização de cursos de pós-graduação. “Nosso objetivo é valorizar o  policial e investir na capacitação com foco na eficácia e segurança às diversas atividades inerentes à Polícia Judiciária. Estamos buscando para a Polícia Civil do Tocantins constante  melhorias, modernização e tecnologia de ponta, capacitação profissional, treinamento e segurança para o melhor desempenho das atividades e prestação de serviços à população de todo o Estado”, destacou o gestor.

O encontro conta com a participação de representantes da Segurança Pública dos 26 estados e do Distrito Federal e do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres. O colegiado foi formado em abril de 2003, durante a realização do Encontro Nacional de Secretários de Segurança Pública. Ele oferece às secretarias estaduais informações que possam servir de base na formulação de diretrizes e metas em Segurança Pública e divulga ações de sucesso dos estados que possam ser aplicadas por outras unidades da federação.

O titular da Secretaria da Segurança Pública  do Tocantins, está acompanhado da superintendente de Segurança Integrada, Fátima Holanda, do Diretor de Polícia Comunitária, Tenente Coronel Carlos Magno Gomes da Costa, dos delegados  Mozart Félix e Milena Albernaz, que atuam  na Secretaria de Representação do Tocantins em Brasília e assessora da Superintendência de Segurança Integrada Denise França.