Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Histórias que tratam do amor, dor, empatia, dificuldade, superação e, alegria e principalmente, a pluralidade cultural e social das quadrilhas juninas, finalmente serão registradas e estarão disponíveis através de quatro documentários e quatro livros digitais distintos.

As Quadrilhas Juninas Coração Caipira, Fuló de Mandacarú, Explosão Amor Caipira e Fogo na Cumbuca, contempladas separadamente no edital nº 03/2020 da Lei Adir Blanc (edital emergencial do Tocantins), através desse recurso, tiveram a oportunidade de registrar momentos tão importantes de suas juninas que ficarão eternizados para a comunidade atual e futura gerações possam conhecer essas histórias.

O documentário e as pesquisas das memórias da cultura Junina, abordará através da contribuição histórica para a cultura popular de Palmas.

A produção audiovisual será dirigida pelo cineasta Nival Correia, sendo realizado uma pesquisa da memória entre os principais atores das juninas, que, apesar de invisíveis para a cultura de massa, e vivendo uma vida simples, são celebridades no meio junino que convivem, através das falas espontâneas dos personagens juninos, suas histórias, segredos e inovações que os tornaram expoentes e referenciais deste gigante clube de amadores da cultura junina. Tudo isso será finalizado com um documentário da pesquisa.

O documentário que é produzido em Palmas, teve as gravações iniciadas ainda em 2020, com previsão de lançamento até o mês de março de 2022.

De acordo com Nival Correia, a iniciativa de transformar todo esse universo de uma quadrilha junina em produção audiovisual surgiu do interesse de ampliar o trabalho artístico com impacto da visão entre o artista e comunidade.