Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um tanto quanto atrasada devido à pandemia de covid-19, a cerimônia do Oscar ocorrerá em 27 de março deste ano. Agora, depois de muita antecipação, finalmente os indicados foram revelados já confirmando o favoritismo de algumas importantes produções. 

Ao contrário do perfil dos últimos anos, a seleção desse Oscar está menos preocupada em engajamento social trazendo uma montanha de filmes independentes para o holofote. Grandes produções como Duna foram agraciadas com indicações que chegam aos dois dígitos. 

Como as regras do jogo mudaram e o tempo da janela de lançamento entre um filme estrear nos cinemas e chegar aos streamings está consideravelmente menor, você consegue conferir diversos dos indicados no conforto da sua casa com a SKY Teresina.

Ataque dos Cães - Netflix

Liderando a lista de indicados com 12 indicações, Ataque dos Cães é a grande aposta da Netflix que deve se confirmar a certeira, pois é o favorito a faturar o prêmio principal de Melhor Filme de 2022. 

Disponível no streaming da plataforma, o longa se trata de um faroeste dramático bastante intenso e incomum das produções atuais. De ritmo lento e vagaroso, a história se sustenta muito através da excelente direção de Jane Campion e do trabalho magistral de Benedict Cumberbatch que entrega, provavelmente, a melhor atuação de sua carreira. 

A história começa com a relação conturbada entre os irmãos rancheiros Phil e George Burbank. Os dois, extremamente distintos, não conseguem conviver em paz, porém a já frágil relação entra em uma grave crise quando George decide se casar com uma cozinheira local, viúva e mãe solteira, despertando a ira de Phil pela desonra que isso trará à família. 

Luca - Disney+

A Disney dominou com os seus indicados ao Oscar de Melhor Animação. Com três produções indicadas, Luca certamente não é o favorito, mas se trata de uma excelente produção da Pixar. 

Ao contrário de diversos filmes recentes do estúdio, Luca é focado quase exclusivamente para o público infantil, próximos ao fim da primeira infância. O filme também merece diversos méritos por ser um dos poucos longas para crianças que enaltece e empolga o público na questão do acesso ao estudo e ao conhecimento. 

Focado no personagem protagonista Luca, um garoto sereiano extremamente superprotegido pelos próprios pais, sonha em conhecer a superfície e o mundo dos humanos. 

Cativado pelos objetos da nossa civilização, ele acaba conhecendo Alberto, um sereiano que não teme a superfície. Superando seus medos, Lucas faz amizade com Alberto e ambos partem para a vila local para conhecer a fundo um novo maravilhoso mundo repleto de descobertas.

No Ritmo do Coração - Amazon Prime Video

Também conhecido como CODA, No Ritmo do Coração rendeu três indicações ao Oscar além de revelar o quão interessada está a Amazon em produzir filmes sobre deficiência auditiva, já que ano passado também tivemos outro indicado do mesmo tema com O Som do Silêncio. 

No caso, No Ritmo do Coração é um filme mais leve, se tratando de uma dramédia musical de proposta simples e até mesmo clichê. Acompanhando a história da família Rossi, conhecemos a simpática jovem Ruby, a única ouvinte em uma família inteiramente surda e militante radical contra os implantes auditivos que possibilitam ouvir. 

Apaixonada por música, Ruby sonha em estudar a arte e viver disso, porém como a família inteira não ouve, seu sonho é dificultado. Além disso, ela é peça vital para o sustento deles ajudando no trabalho todos os dias com o negócio de pesca. Entretanto, quando a vida pesqueira fica ameaçada, Ruby fica ainda mais dividida em tentar explicar seu sonho para os pais temendo deixá-los ainda mais isolados do mundo.

Duna - HBO Max

Outro dos filmes mais indicados ao Oscar 2022, Duna conseguiu faturar 10 indicações incluindo a de Melhor Filme, praticamente um feito considerando que se trata de uma blockbuster de ficção científica. Uma raridade para a Academia que atualmente prefere produções modestas e independentes para a categoria. 

O longa de Denis Villeneuve se trata da adaptação melhor sucedida ao trazer a história épica de Frank Herbert para as telonas. A saga que inspirou Star Wars em inúmeras características agora encontra a sua chance de se tornar uma franquia popular e de sucesso. 

Focada na história da enorme família e clã Atreides, vemos a vida do jovem Paul que é obrigado a se mudar com toda a sua legião para o inóspito planeta Arrakis por terem sido a nova família designada a fazer a manutenção e captação do recurso natural Spice, ingrediente do combustível que permite a viagem interestelar. Entretanto, em meio a tramoias e guerras secretas, Paul e sua família nem fazem ideia que estão caminhando diretamente para uma cilada que pode dizimar todo o clã Atreides da existência. 

Free Guy: Assumindo o Controle - Star+

Indicado ao Oscar de Efeitos Visuais, Free Guy é outro filme bastante divertido para quem gosta de uma aventura despretensiosa, um tanto clichê, mas muito eficaz em trazer uma história coerente em um universo fantástico. 

Aproveitando a tendência e o boom atual do mercado de games, o filme pega todo esse zeigeist para trazer uma história original que Ryan Reynolds insistiu exaustivamente até conseguir emplacar o projeto com a Disney - o que se provou um grande sucesso e rendendo até mesmo uma inesperada indicação ao Oscar. 

Na obra, conhecemos Guy, um NPC que vive em Free City, uma cidade virtual situada dentro de um dos jogos mais populares da atualidade. Em uma vida marcada pelo caos criado pelos jogadores, Guy sonha em quebrar a rotina e encontrar um grande amor. Isso acontece quando se apaixona por uma jogadora chamada Millie. 

Através dessa interação, Guy consegue romper diversas amarras de NPC causando uma mini revolução dentro do jogo, criando diversas novas regras e chamando a atenção dos jogadores. Entretanto, Guy consegue revolucionar o game justamente dias antes do lançamento da sequência que apagará todos os dados originais. Junto com Millie, ele corre contra o tempo para salvar o game e todos os NPCs que habitam Free City.