Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

Moradores da região Sul de Palmas, residentes nos setores Morada do Sol, Santa Fé, Setor Sul, Bela Vista, e também em Taquaruçu, Buritirana e Taquaruçu Grande, contam com os serviços de urgência e emergência oferecidos pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Taquaralto, localizada no Setor Sul, em frente à Unidade de Saúde da Família (USF) José Hermes Damaso. 

A UPA Taquaralto, que funciona das 7 às 19 horas, todos os dias da semana, foi inaugurada pela Prefeitura de Palmas para facilitar o acesso dos atendimentos em saúde para os moradores desses setores e localidades, no entanto, os atendimentos ocorrem independentemente da localização. Eles também podem ser acolhidos pela UPA Sul e pela UPA Norte, unidades que funcionam 24 horas por dia.

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) informa que a UPA Taquaralto conta com 13 leitos de observação e dois leitos de estabilização para acolher os casos de urgência e emergência. O serviço de emergência considera condições que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Já a urgência é uma condição imprevista com ou sem risco potencial à vida, onde o indivíduo necessita de assistência médica imediata.

A Semus reforça que a Unidade pode resolver diversas situações de urgências e emergências, como pressão e febres altas, fraturas, cortes, infarto e derrame. No local é oferecida uma estrutura simplificada, com raio-x, eletrocardiografia e laboratório de exames.