Com grande mobilização das equipes das Unidades Hospitalares e com apoio da gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), pacientes de todo o Estado estão sendo submetidos às cirurgias eletivas que necessitam. Apenas na primeira quinzena de fevereiro foram realizados 359 procedimentos eletivos. Pacientes das filas represadas durante a pandemia agora estão sendo atendidos de norte a sul. No total, já foram realizadas 2.047 cirurgias desde o retorno em outubro de 2021.
Neste fim de semana, 14 pacientes foram submetidos a cirurgias no Hospital Regional de Paraíso, procedimentos de laqueaduras tubárias e cirurgias gerais. A unidade, durante o mês, também realizou procedimentos de hernioplastia inguinal unilateral, hemorroidectomia, histerectomia, Colecistectomia, perineoplastia, além de manter a programação de cirurgias de otorrinolaringologia.
A diretora geral do Hospital Regional de Paraíso, Leiliane Alves, reforça o empenho da equipe que já realizou 42 procedimentos neste mês. “Estamos em busca de cumprir nossa meta, nossos fins de semana são produtivos. Nossa equipe esta empenhada, com programação e gerenciamento dos nossos recursos humanos, materiais e medicamentos estamos obtendo resultados. Esforço de toda uma equipe que garante a oferta e efetividade da realização desses procedimentos”, disse.
Outras unidades também se destacaram como o Hospital Geral de Palmas com 97 procedimentos realizados, Hospital Regional de Guaraí (52), Hospital de Referência de Alvorada (32), Hospital Regional de Araguaína (29) e Hospital Regional de Miracema (21).
Opera Tocantins
Os procedimentos cirúrgicos eletivos estão sendo realizados dentro da rotina das Unidades Hospitalares e com o incentivo da Estratégia “Opera Tocantins”. Esse "upgrade" foi fortalecido após a liberação - por parte do governador Wanderlei Barbosa - de R$ 3 milhões que estão sendo utilizados, principalmente, para o pagamento da premiação - PAGH Cirúrgico - aos profissionais responsáveis por cada procedimento.
A estratégia do "Opera Tocantins" foi criada pela Lei Nº 3.369/2018, que dá direito ao PAGH-Cirúrgico, conferindo aos profissionais contemplados na referida norma. Os profissionais contemplados devem atuar na realização do procedimento cirúrgico eletivo em horários que não coincidam com o cumprimento de sua jornada ordinária ou extraordinária. As ações podem ocorrer aos sábados, domingos, feriados, dias de ponto facultativo e durante a semana, inclusive em período noturno e madrugada.