Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A aldeia Takaywrá, localizada próxima ao município de Lagoa da Confusão, sofre há mais de mês com enchentes provocadas pela cheia do Rio Formoso. A comunidade já teve dezenas de casas parcialmente submersas, perdeu suas hortas e sofre com a entrada de jacarés e sucuris que atacam galinhas e porcos criados pelo Povo Panhí (Krahô).

O cacique José Valdete Krahô conta que a última visita da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) à comunidade aconteceu há mais de um mês e que a única ajuda recebida vem da Prefeitura Municipal que destina cestas básicas para a aldeia. Ele conta ainda que mesmo com o constante aumento do nível do rio, a Defesa Civil não faz visitas ao Povo Panhí. 

Indignado, o líder da aldeia manifesta sua decepção com as autoridades. “A nossa situação é espantosa. Viver um mês, dois meses, dentro d’aguá não é coisa de se acreditar. O que estamos vivendo é esse descaso e não é só do pessoal do município, é o pessoal da Funai, não cuida, só tem promessa, só tem mentira, não faz nada”, afirma. O cacique também revela que pelo menos 10 indígenas tiveram que deixar a aldeia pois têm a saúde debilitada e podem piorar com o contato da água.

Os membros da aldeia reivindicam a titulação de uma área definitiva para seu povo, que há mais de 40 anos foi expulso do seu território originário, e vive em uma Área de Preservação Permanente (APP). O espaço pertence ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) localizado numa zona de alagamento do Rio Araguaia. O vice cacique, Davi Krahô, dá detalhes da história de expulsão da sua terra: “A terra onde meus avós moravam fica próxima desse local [da APP], uns 30 quilômetros. Acabou que apareceu uns homens, botaram pressão e meus avós, meus tios saíram desse território. A gente perdeu nosso território em 1976. De lá pra cá a gente vêm nesse processo de resgatar, de lutar por nossa terra”, afirma. 

Segundo os membros da aldeia, o encaminhamento da comunidade para a APP foi um erro da Funai que em 2006 regularizou a área da Reserva Indígena Mata Alagada para o Povo Kharô expulso, numa proporção menor que a necessária para os mais de 220 indígenas. Assim, os membros da aldeia Takaywrá permaneceram sem território, a APP onde estão acampados desde 2006 passa por alagamentos anualmente e é uma terra onde alegam serem proibidos de plantar. "O espaço deveria ser um local temporário até que a área definitiva fosse titulada, mas o processo de titulação está parado uma vez que a Funai não deu andamento na aquisição de novas terras", é ressaltado pelos representantes. 

Em 2016, o Ministério Público do Tocantins entrou com uma Ação Civil Pública contra a União e a Funai. Hoje o processo tramita no Tribunal Regional Federal e aldeia Takaywrá continua sem perspectiva de reaver seu território originário.