Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Depois de alguns adiamentos e uma pandemia inteira, a paciência dos fãs foi recompensada com um dos melhores filmes já feitos para o personagem mais famoso dos quadrinhos da DC: o Batman. 

Anunciado em 2018 após diversos problemas em sua pré-produção, os rumos de Batman foram alterados significativamente depois do cineasta e roteirista Matt Reeves ser anunciado como o chefe criativo do projeto. 

Com uma história totalmente à parte do Universo Compartilhado da DC, o filme se trata de um retorno à boa forma focado em contar uma história única explorando profundamente a característica de detetive tão peculiar do personagem que é conhecido como o “maior detetive do mundo” nas histórias dos quadrinhos. 

Agora que o longa finalmente estreou e superou as expectativas elevadas, se trata de um momento ideal para ver e rever diversos clássicos de alta qualidade que figuram o personagem ao longo de três décadas de história na Sétima Arte que você encontra facilmente na SKY Livre. 

Batman (1989)

O verdadeiro começo da carreira do Batman nos cinemas acontece com o clássico de Tim Burton lançado em 1989. Trazendo Michael Keaton como Bruce Wayne/Batman, o filme exibe a sua idade e pode ser considerado um tanto quanto caricato demais, mas há diversas qualidades a serem vistas. 

Já trazendo o embate entre o Morcego com seu arqui-inimigo Coringa, interpretado por um Jack Nicholson bastante inspirado, o filme traz o Batman tentando salvar Gotham enquanto tenta entender a origem inesperada do novo vilão Coringa que causa ataques terroristas na cidade. Enquanto divide a sua vida com o vigilantismo, Bruce Wayne também tenta conciliar sua vida ao acabar ligeiramente apaixonado pela repórter Vicki Vale.

Batman: O Retorno

Embalado pelo sucesso indiscutível do primeiro filme, não tardou para a Warner apostar mais uma vez no talento de Tim Burton com seu verniz gótico e cafona ao mesmo tempo. Sombrio e brega na medida certa, Batman: O Retorno explora um vilão diferente do rol generoso do personagem: o Pinguim. 

Apresentando também outras atuações inesquecíveis como Michelle Pfeiffer interpretando a sensualizada Mulher-Gato e Danny DeVito como Pinguim, o longa foca em trazer os movimentos criminosos de Pinguim para se tornar uma figura aceita na elite da cidade apesar de seu visual tenebroso de assustador. 

Através do terrorismo ajudado também pelo bilionário Max Schreck, Bruce Wayne se vê confrontado a ajudar Gotham tanto como o playboy magnata assim como o Cruzado Encapuzado. 

Batman Begins

A retomada da franquia Batman depois dos desastrosos Batman Eternamente e Batman e Robin tardou muitos anos, mas encontrou seu artista na figura de Christopher Nolan que iniciaria um fenômeno nunca antes visto para a marca do Morcego nos Cinemas. 

Focado em contar em mínimos detalhes a história de origem do herói mais famoso da DC, Batman Begins utiliza todo o seu tempo para apresentar com ênfase nos dramas e traumas de um Bruce Wayne amargurado e deprimido vivido pelo excelente Christian Bale. 

Após quase ser preso em busca de vingança pelo assassinato dos seus pais bilionários, Wayne viaja até um país distante, praticamente fora do mapa, para ter aulas de artes marciais e táticas de guerra com o mestre Ra’s Al Ghul.

Entretanto, enquanto Ra’s tem planos específicos para Bruce, o playboy já planeja o começo de sua cruzada em Gotham ao vestir o manto do Batman. Essas escolhas discrepantes levarão os dois em uma rota de colisão perigosa na qual Gotham inteira poderá acabar destruída. Enquanto isso, um vilão identificado como Espantalho também ameaça envenenar toda a cidade com um alucinógeno poderoso. 

Batman: O Cavaleiro das Trevas

Se Batman Begins já tinha provado toda a competência de Nolan em conseguir tornar Batman um verdadeiro fenômeno nos cinemas, mas ninguém conseguiria prever o sucesso astronômico de O Cavaleiro das Trevas. 

A aguardada sequência traria o Coringa pela segunda vez nas telonas com Heath Ledger encarnando o vilão de modo absolutamente perfeito a tal ponto que lhe rendeu até mesmo um Oscar póstumo pela interpretação. 

Na narrativa, Batman já atua há algum tempo em Gotham sendo uma força reconhecida e respeitada pelos poucos policiais corruptos. Em suas rondas noturnas, logo descobre uma nova ameaça na figura do Coringa, um psicopata que faz de tudo para ser notado ao se aliar com a máfia. 

Ao mesmo tempo, Bruce Wayne encontra esperanças na figura de Harvey Dent, um promotor de Justiça que pode conseguir desmantelar todo o esquema mafioso de Gotham, dando alguma esperança para a aposentadoria do vigilante noturno do bilionário. Entretanto, para a infelicidade de Bruce, Dent também é um alvo do Coringa.

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Depois da inesperada morte de Heath Ledger, o futuro da trilogia realista de Nolan para o Batman ficou bastante incerto, afinal era esperado um retorno do Coringa em um novo desafio mortal contra o Batman. 

Entretanto, como não havia mais como usar o Coringa nesse universo estabelecido, coube ao Nolan ir atrás de resolver o problema ao trazer Bane, um mercenário ameaçador no auge de sua forma física em um confronto contra o Batman, já com o físico debilitado depois de anos atuando contra a criminalidade de Gotham. 

Neste cenário desfavorável, Bruce Wayne é lançado em uma jornada de fracasso e busca por superação de todas as limitações possíveis para conseguir reunir seus aliados como um jovem policial e a misteriosa gatuna Selina Kyle, pega furtando alguns dos seus bens com habilidade excepcional. 

Batman: A Máscara do Fantasma

Por fim, a animação mais elogiada do Batman também vale muito a pena conferir. Pertencente ao Universo Animado da DC que era um verdadeiro estouro de sucesso nos anos 1990, o longa traz o já muito bem estabelecido Batman da série animada da Warner. 

Em uma posição muito inusitada em suas patrulhas noturnas, Batman encontra um novo algoz: um justiceiro assassino denominado Fantasma. Em uma guerra declarada contra os chefes da máfia de Gotham, o Fantasma vai eliminando um a um, levando o Batman a agir para proteger os criminosos inescrupulosos da cidade.

Entretanto, ao longo da investigação, o próprio Batman terá que lidar com uma revelação que abalará profundamente as estruturas de seu código moral.