Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Em Araguaína, apenas 23% dos moradores tomaram a dose de reforço contra a covid-19 e completaram o esquema vacinal, o que significa que mais de 30 mil pessoas procuraram um ponto de vacinação para receber a imunização. A Saúde Municipal segue realizando a vacinação nas UBS (unidades básicas de saúde) e pontos itinerantes, e alerta que a terceira dose é indispensável.

“A terceira dose ou dose de reforço vem para proporcionar o aumento da quantidade de anticorpos circulantes no organismo, reduzindo a chance de infecção ou reinfecção”, afirmou a diretora municipal da Imunização, Samilla Braga.

Grupos para o reforço

O Ministério da Saúde orienta que todas as pessoas com mais de 18 anos devem receber a dose de reforço contra a covid-19 a partir do quarto mês após a segunda dose. Recomenda também a vacinação para pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade.

As pessoas imunocomprometidas entre 12 e 17 anos, incluindo as gestantes e puérperas, deverão receber ainda uma quarta dose de reforço, após quatro meses da terceira dose.

A última alteração do PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19) é em relação ao prazo entre a segunda e a dose de reforço para gestantes e puérperas imunocomprometidas, que foi reduzido para 4 meses. Agora, grupo se junta a mesma programação do público geral.

Pontos de vacinação

Nesta semana, as equipes continuarão em frente à Câmara Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18h30. A população também pode procurar de segunda à sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 as UBS (unidades básicas de saúde), com exceção da UBS José Rezende (Setor Alto Bonito) e a do Setor Araguaína Sul. Para se vacinar é necessário apresentar identificação com foto, CPF e cartão de vacina.

Vacinação pediátrica

A imunização das crianças de 5 a 11 anos, continua sendo feita em cinco unidades: A UBS JK, Lago Azul, José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione) e Dr. Dantas (Costa Esmeralda) que atendem das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, e a Dr. Francisco Barbosa de Brito (Vila Aliança) atende em horário estendido, das 7 às 18 horas.

Para vacinação, os pais ou representantes legais precisam estar presentes ou então deve-se apresentar o termo de consentimento disponível no site https://vacina.araguaina.to.gov.br/.  Também é necessária a identificação com foto, RG, CPF e cartão de vacina.

Vacinômetro

Até a última sexta-feira, 4, 132.969 pessoas haviam tomado a primeira dose contra a covid-19, 107.769 moradores receberam a segunda dose e somente 31.150 araguainenses o reforço. A primeira dose infantil, para entre 5 e 11 anos, foi aplicada em 2.542 crianças. A cobertura vacina da segunda dose é de 78,7% para maiores de 18 e 46,7% para adolescentes entre 12 e 17 anos. Entre as crianças, a primeira dose representa 13,1% do público-alvo.