Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Mais uma vez, outro grande lançamento da Pixar irá direto para a Disney+ com Red: Crescer é uma Fera, primeiro longa da produtora da Disney previsto para esse ao lado de Lightyear. Já conquistando a crítica internacional, essa história original da Pixar traz a súbita mudança de vida da garotinha de 13 anos chamada Mei.

Sua vida e rotina totalmente normais mudam da noite para o dia quando ela acaba se transformando, sem nenhuma explicação, em um gigante panda vermelho falante. Sem saber o que fazer, ela precisa contar com a ajuda de suas melhores amigas para entender o que realmente está acontecendo com ela e as regras bizarras que acompanham essa transformação animal.

Com um novo sucesso da Pixar para a garota conseguir compreender um pouco melhor a chegada da adolescência através dessa metáfora, existem outros clássicos que também abordam o crescer e a relação familiar dentro das narrativas oferecidas pelo estúdio. Separamos as melhores histórias que você confere com os pacotes SKY.

Procurando Nemo

Sendo o quinto longa metragem da Pixar lançado em 2003, Procurando Nemo ainda é um marco da animação tridimensional até hoje. A evolução tecnológica conquistada pelo estúdio entre os anos que separaram Nemo de Monstros S.A. é notória quando os filmes são vistos simultaneamente.

Trazendo a aventura para o fundo do mar, a Pixar apresenta a trágica história de Marlin, um peixe-palhaço que perde praticamente toda a sua família, sobrando apenas seu filhinho Nemo. Se tornando um pai superprotetor e muito neurótico com a segurança de Nemo, ele adia por diversas vezes a matrícula do filho na escolinha.

Entretanto, tentando controlar seus medos, Marlin dá uma chance para Nemo finalmente sair de sua bolha e ingressar na escola. No seu primeiro dia de aula, porém, após uma briga com Marlin, Nemo decide ir até o mar aberto, se afastando do recife e, por isso, acaba capturado por um mergulhador.

Desesperado, Marlin decide encarar todos os seus medos para reencontrar o filho enquanto cruza distâncias de milhares de quilômetros enfrentando inúmeros perigos. Felizmente, para sua sorte (ou azar), é acompanhado da simpática Dory, uma peixinha que tem perda de memória recente.

Divertida Mente

A vida de Riley está prestes a mudar radicalmente. Já encarando o começo da adolescência, a garotinha acaba tendo que se mudar com a família para São Francisco, deixando para trás sua antiga casa, seus amigos e sua escola.

Com medo do novo, suas emoções começam a entrar em conflito entre Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho. Com Alegria tentando manter Riley sempre feliz, embora esteja profundamente Triste, um acidente acontece dentro do campo emocional da garota que tira Alegria e Tristeza do centro de controle.

Tendo que superar as suas diferenças, as duas emoções correm contra o tempo para conseguir retornar à torre de comando antes que as emoções restantes causem um verdadeiro caos psicológico na cabeça de Riley.

Toy Story 3

Embora os quatro filmes da franquia Toy Story sejam excelentes, o terceiro longa é o que mais conversa sobre o tema de família e amadurecimento. Acompanhando a vida de Andy por décadas, finalmente chegou a hora do garoto ir à faculdade. Enquanto se muda, Andy separa seus brinquedos favoritos para guardá-los no sótão de sua casa, deixando Woody como o favorito para seguir com ele rumo ao campus universitário.

Porém, por conta de um engano de sua mãe, todos os brinquedos acabam indo para o centro de doações da escolinha de Sunnyside. Desesperado, Woody então elabora um plano de resgate para reaver todos os seus amigos que devem ficar com Andy. Mas ao chegar lá, se depara com uma situação diferente com os brinquedos felizes por serem úteis novamente.

Seduzidos pelo ursinho Lotso, de intenções dúbias, os Buzz, Slinky, Jessie, Rex e todos os outros acabam descobrindo da pior forma que será muito difícil sair de Sunnyside cabendo à Woody resgatar todos antes que Andy perceba que todos os seus brinquedos favoritos sumiram mais uma vez.

Luca

Poucos são os filmes infantis que valorizam a questão da acessibilidade ao estudo e a vida escolar. Com Luca, a Pixar traz para diversas criança o valor e alegria que é ter acesso a ensino de qualidade aliado ao maravilhamento da descoberta de como funciona o mundo.

O sereiano Luca vive com sua família no fundo do mar, escondidos da humanidade que os teme por sua aparência “monstruosa”. Temendo pela vida de Luca, seus pais sempre o proíbem de sair explorando os oceanos e principalmente a vida terrestre. Entretanto, ao conhecer Alberto, um sereiano fascinado pelos objetos humanos, Luca firma uma amizade que o impulsiona para uma vida de descobertas e perigos.

Ao visitarem a vila próxima de onde vivem, descobrem um torneio de triatlo cuja premiação é uma motoca que pode ser o passe livre que eles querem para desbravarem o mundo. O problema é vencer o torneio junto da nova amiga Giulia sem que ninguém descubra quem eles realmente são.

Soul

Orientado a um público mais adulto, Soul é uma crônica fascinante sobre o viver, os sonhos e todas as frustrações que acabam gerando uma melancolia do viver. No filme, conhecemos Joe, um músico talentoso que não conseguiu viver de sua arte. Relegado a ensinar música para alunos desinteressados, o homem não tem mais perspectiva na vida até que recebe um convite inesperado para tocar em um clube conceituado.

Ao partir para sua performance, cai em um bueiro e morre subitamente. Ao acordar do outro lado, descobre que ainda tem uma chance de voltar à vida se conseguir fazer uma alma conhecida como 22 encontrar seu próprio propósito e resolver encarnar - uma tarefa quase impossível.

Em sua jornada, forma um bonito laço com o espírito indomável e, nisso, relembra de diversos momentos da sua vida que acabaram delineando as escolhas cujas consequências fomentaram sua vida frustrada. Aprendendo a reencontrar o lado bom da vida, Joe volta a querer realizar seus sonhos, mas ainda tem que cumprir a sua missão de ajudar 22 para poder voltar à Terra.