Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Alunos do quarto ao quinto ano de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino agora contam com o primeiro livro didático de estudos regionais de Paraíso do Tocantins, escrito por autores do próprio município.  A ação foi coordenada pelo secretário municipal de Educação e Juventude, professor Deley Oliveira, sendo a obra escrita por Aparecida Gualberto; João Paulo Barreira; Dourival Santiago e Cléber Alves Moraes.

Para eternizar esse momento o prefeito Celso Morais, a vice-prefeita Raquel Ogawa e Deley Oliveira, certificaram os autores da obra Estudos Regionais Paraíso do Tocantins – Nossa História, Nossa Identidade, na noite de quarta-feira, 09, em evento ocorrido na Escola Municipal José Ribeiro Torres. Também fizeram uma entrega simbólica dos livros para os professores presentes.

“O que podemos falar? Um trabalho perfeito, feito com o coração. Aqui não tem dinheiro envolvido, os autores doaram seu tempo e conhecimento para que esta obra ficasse eternizada neste papel”, afirmou o prefeito Celso Morais.

Autores

A coautora Aparecida Gualberto afirma que ser educadora é um processo social muito importante "e passar por este momento, saber que vai ficar na história da Educação de Paraíso é algo imensurável. Este livro não serve apenas para as crianças, as famílias também podem conhecer nossa história a fundo, desde o início do nascimento de nossa cidade, ao pé da Serra”, disse.

João Paulo Barreira, que trabalha com Educação há 26 anos em Paraíso, afirmou que, receber o convite para produzir o livro o deixou emocionado "porque é uma forma de reconhecimento de todo um trabalho. Me sinto honrado em ter dividido essa missão com os outros três autores que são pessoas que muito admiro e respeito”, disse.

Os temas foram divididos por afinidades e o coautor Cléber Alves Moraes ficou com a parte da história de Paraíso "que é um assunto que venho pesquisando a muito tempo. Escrevi ainda sobre a gastronomia típica, festas religiosas e populares, símbolos cívicos e um pouco sobre a economia local”, disse.

“Com certeza essas crianças são privilegiadas porque poderão estudar sobre Paraíso a partir de uma obra escrita por pessoas daqui. Então é Paraíso contando a história de Paraíso para os paraisenses”, afirmou Dourival Santiago.