Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins inicia, a partir dessa semana, mutirão para redução do tempo de espera por exames de Tomografia e Ressonância Magnética. A ação deverá beneficiar mais de 700 pacientes, com solicitações pendentes entre 2017 e 2020, que já podem agendar o atendimento.

Segundo a superintendente de Políticas de Atenção à Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Juliana Veloso, as guias já foram enviadas as Unidades de Saúde. "Já regulamos todos os pacientes, mandamos as guias de autorização para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), referência de cada um, que deverão agendar o dia e a hora, junto ao prestador do serviço e organizar a ida do paciente para a realização do exame”, afirmou.

Os exames serão realizados pelo Centro de Diagnósticos Tocantins (CDT), nos municípios de Palmas e Araguaína. “Os serviços estarão disponíveis nestas duas localidades, aonde os pacientes da Macro Norte irão para Araguaína e os do Centro-Sul, para Palmas. Toda logística deverá ser realizada pelos municípios solicitantes”, pontuou Juliana.

O titular da SES-TO, Afonso Piva, destacou que esta é mais uma ação da Gestão Estadual para dar agilidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, em todo o Tocantins. "Estamos trabalhando para atender as demandas reprimidas de todas as áreas”, afirmou o gestor.

Os exames

A Tomografia e a Ressonância Magnéticas são utilizadas para explorar através de imagens de alta resolução várias partes do corpo. Geralmente são indicados para auxiliar o diagnóstico de doenças musculares e ósseas, investigar hemorragias e aneurismas, má-formação renal, pancreatite, infecções e para rastrear tumores (tomografia) e para detectar doenças nas articulações, vasos sanguíneos, tórax, crânio, região cervical, medula espinhal, coração e abdome (Ressonância Magnética).