Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

As famílias de Araguaína estão aproveitando uma programação com música ao vivo e apresentações culturais e esportivas na Nova Feirinha, no Bairro São João, e na Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), no Setor Araguaína Sul, que são realizadas desde a terça-feira, 22. As atividades seguem nesta sexta-feira e sábado, 25 e 26, a partir das 18 horas.

Neyde Marinho e a filha Nycolyy, 35 e 15 anos, que são moradoras do Setor Araguaína Sul, aproveitaram o aulão de zumba na Praça CEU, nessa quinta-feira, 25. “Eu já trouxe algumas amigas, mas é minha mãe que tem disposição mesmo para me trazer. Amanhã vou voltar para assistir a turminha mágica”, contou a jovem.

Além do esporte, muitas pessoas passaram pela praça para aproveitar a música ao vivo e a comida da Feira de Arte e Talento. “É uma fonte de renda para nós e uma novidade para os moradores. Nós levamos comidas típicas como a beju e a canjica doce, e outras tradicionais de feira, como cachorro-quente e pastel”, disse Edinalva Alves da Silva, 54 anos, que trabalha com alimentação há duas décadas.

Já na Nova Feirinha, o acompanhamento com música ao vivo foi também durante o almoço. “Atinge várias pessoas e níveis sociais diferentes, porque no local frequenta o trabalhador braçal e o empresário. Tive um terno legal, a galera filmou e postou nas redes”, afirmou a cantora Flávia Candido, que se apresentou na terça-feira, 22.

Programação continua

Na Praça CEU, o evento continua nesta sexta-feira e sábado, 25 e 26, sempre com início às 18 horas e com a Feira de Arte e Talento durante o evento com venda de comidas típicas e tradicionais.

Nesta sexta-feira, 25, o evento contará com atividades da Turminha Mágica, Centro Cultural Casa de Capoeira, DJ Khaio Veras, Jand Jans, Nilde lima e Fabinho dos Teclados. O fechamento da programação, no sábado, 26, terá apresentações do grupo de capoeira Filhos da Liberdade, DJ Slap, Wilian Júnior, Grupo de Dança Batukerê e MC Gessy, e uma exposição de artes.

A programação na praça de alimentação da Nova Feirinha nesta sexta-feira, 25, terá um jantar dançante com Marabá e Fabinho Sanfoneiro, a partir das 18 horas. No sábado, 26, a Banda Petra, fecha a programação de shows também às 18 horas.

Apoio à cultura

Os eventos são promovidos pela Prefeitura, por meio Secretaria da Cultura, para auxiliar na realização das atividades de profissionais do setor cultural que receberam recursos através da Lei Aldir Blanc.

O Governo Federal enviou R$ 1.241.596,43 para apoiar artistas e empresa por meio de seus projetos e ações, e também dar manutenção de espaços como escolas de música, teatro, circos, feiras de arte e talento, livrarias, estúdios e outros.

Em Araguaína, cada edital homenageou um araguainense destaque na atividade para qual o recurso foi dedicado, como Francisco Concesso, Carlos Capoeira, Paulo Trindade, entre outros.