Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Entre abril de 2021 e fevereiro de 2022, 304 atendimentos foram feitos pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), da Prefeitura de Palmas, para recolhimento de animais mortos. A coleta é feita por um serviço gratuito que garante controle e segurança no descarte do resíduo biológico.

Qualquer cidadão que avistar um animal morto na rua ou que se despediu do pet pode solicitar a coleta pelo telefone (63) 3212-7426 ou 3212-7417, das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Após a abertura do chamado, uma empresa contratada faz a coleta, em média, em 24 horas.

Para abrir o chamado é preciso fornecer endereço completo (caso se trate de animais domésticos) ou endereço com ponto de referência, em caso de corpo avistado em ruas ou logradouros públicos.

A Superintendência de Serviços Públicos da pasta esclarece que corpos de animais não podem ser descartados junto ao lixo doméstico para não atrapalhar o processo de tratamento do lixo comum. No caso do resíduo biológico, estes passam por tratamento térmico (incineração) antes de seus resíduos serem direcionados ao aterro sanitário.