Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Dornil Sobrinho

Foto: Dornil Sobrinho

Mais de 3 mil famílias portuenses podem ter o Cadastro Único (CadÚnico) cancelado por falta de atualização. A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, alerta às pessoas que possuem registro no CadÚnico para que procurem um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo portando documentos pessoais como CPF, Identidade, Título de eleitor, comprovante de endereço, declaração escolar dos filhos e certidão de casamento ou nascimento, caso não seja casado(a), para atualizar as informações familiares.

Os dados devem ser atualizados a cada dois anos, ou sempre que houver alterações como mudança de endereço, escola em que os filhos estudam, renda, dentre outros.

O CadÚnico é o principal registro para identificar as famílias de baixa renda existentes no País, em 2022. A ferramenta permite que o governo tenha acesso a informações como identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, residência e utilize os dados para seleção e inclusão das famílias em programas sociais do governo federal.

Dentre os benefícios que exigem o CadÚnico estão o Programa Auxílio Brasil (substituto do Bolsa Família), Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Minha Casa Minha Vida, Auxílio Gás, isenção de taxa em concursos públicos e outros. A família que não fizer a atualização cadastral terá o seu registro cancelado, perdendo os benefícios.

Podem se inscrever no cadastro, quem comprovar ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 606,00); ou ter renda mensal familiar total de até três salários mínimos (R$ 3.636,00).