Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Histórias que tratam do amor, dor, empatia, dificuldade, superação, alegria e principalmente sobre a pluralidade cultural e social da quadrilha junina Pizada da Butina, foram registradas e estão disponíveis através de documentário na plataforma do YouTube - no canal Arraiá em Casa.

A Pizada da Butina, contemplada do edital de seleção pública - patrocínio de projetos de iniciativas artísticas e culturais nº 010/FCP/2021, obteve a oportunidade de registrar momentos importantes da temporada junina de 2021, momentos estes que ficaram eternizados para a comunidade atual e que agora as futuras gerações poderão conhecer.

O documentário mostra os processos de criação, produção e execução de um espetáculo Junino, com os bastidores da construção do espetáculo da junina até chegar ao produto final, que são as grandes apresentações oficiais.

A produção audiovisual foi dirigida pelo produtor Cultural, idealizador e diretor do documentário, Whallas Furtado, com fotografia e edição Shechinah Miranda. Para a sua realização, foi executada pesquisa da memória entre os principais personagens que construíram a temporada junina da Pizada em 2021. "Que apesar de invisíveis para a cultura de massa e vivendo uma vida simples, os componentes da quadrilhas juninas são celebridades no meio junino que convivem, através das falas espontâneas dos personagens juninos, suas histórias, segredos e inovações que os tornaram expoentes e referenciais deste gigante clube de amadores da cultura junina, tudo isso será finalizado com um documentário", defende Whallas. 

Integrantes da Junina Pizada da Butina 

Segundo o produtor, decidiu-se produzir um documentário no estilo "documentário observativo’’, não havendo qualquer interferência e interação com o meio observado. "Não tínhamos a pretensão de controlar os eventos registrados, mas sim de mostrar a realidade através das entrevistas,  conversando com os principais personagens do grupo, entre eles dançarinos e equipe de produção, onde mostramos as visões e opiniões desses artistas anônimos que fazem os verdadeiros espetáculos da cultura popular", afirmou Whallas Furtado.

Ainda de acordo com Furtado, a iniciativa de transformar todo esse universo de uma quadrilha junina em produção audiovisual surgiu do interesse em ampliar o trabalho artístico com impacto da visão entre o artista e à comunidade.