Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Está em andamento, em Palmas/TO, o projeto São João Vem de Berço. Inédito, é realizado em parceria entre o Instituto Pizada da Butina, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Fundação Cultural de Palmas (FCP), e busca integrar a cultura junina aos estudantes das unidades de ensino públicas da cidade. Cinco escolas participam e o intuito é que já haja apresentações no Arraiá da Capital - previsto para 22 a 26 de junho. 

Em cada unidade de ensino, um coreógrafo ensaia 16 casais, preparando-os para espetáculos. Os ensaios são realizados todas semanas, em pelo menos dois dias. 

De acordo com o idealizador e coordenador do projeto, Whallas Furtado, o São João Vem de Berço nasceu da necessidade de resgate. "O projeto nasceu da necessidade que enxergamos, no pós pandemia, onde vimos grande evasão, com diminuição da quantidade de dançarinos, de brincantes nas quadrilhas profissionais e a gente precisava fazer esse trabalho de resgate, de buscar realmente ensinar as crianças e adolescentes a cultura junina, a cultura da dança ainda no início, na tentativa de cativar novos brincantes. Essa é a parte cultural", explica. 

Mas o projeto vai além. Segundo Whallas, o intuito é também proporcionar atividade extracurricular. "Para que as crianças e adolescentes aprendam a questão da hierarquia, desenvolver outras atividades além das rotineiras. A gente também entendeu que essa parte da dança, da cultura, de desenvolver os figurinos e tudo mais tem muito a agregar às crianças, ainda no início da formação", afirma. 

Os estudantes que participarem do São João Vem de Berço poderão integrar-se, ao longo do tempo, ao movimento junino profissional, onde serão preparados para competições regionais e, inclusive, em âmbito federal. "E que possam usar a experiência adquirida nas juninas das escolas em outras áreas. O objetivo é realmente fortalecer!", conclui Whallas. 

O objetivo dos organizadores é ampliar o São João Vem de Berço para 10 escolas de Palmas em 2023. 

Instituto Pizada da Butina

O Instituto Pizada da Butina foi constituído em 2009. São 13 anos de atuação no Tocantins. 

Escolas Participantes do Projeto:

1. Escola de Tempe Integral Anísio Teixeira.

2. Escola de Tempo Integral Padre Josimo Morais Tavares.

3. Escola de Tempo Integral Margarida Lemos

4. Escola de Tempo Integral Euridice de Mello

5. Escola Municipal Thiago Barbosa.

Estudantes em ensaio.