Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

Pela 1ª vez, desde o início da pandemia, Araguaína zerou o número casos ativos de covid-19. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde nesta segunda-feira, 4, com dados do domingo, 3, não foram registrados casos novos ou ativos para a doença. A publicação traz também 42.800 casos recuperados, 111.381 testes descartados, 43.404 casos confirmados e 604 óbitos por covid entre os araguainenses.

São pouco mais de dois anos do primeiro caso em Araguaína, que foi confirmado em 27 de março de 2020. Uma mulher de 26 anos que foi atendida na unidade básica de saúde, no dia 24 de março, que relatou febre, tosse, falta de ar e dor de garganta. A jovem havia passado por Maceió, Recife, São Luiz e Imperatriz, no Maranhão.

Há um ano o Brasil estava passando pelo pior momento na pandemia, com recorde de mortes por dia e hospitais lotados em todos os estados. Atualmente, Araguaína tem ocupados apenas 9% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 11% dos leitos clínicos.

Vigilância para contenção

O primeiro plano de contingência contra a covid-19 foi divulgado em 13 de março, antes mesmo do primeiro caso. A partir da data, a Prefeitura estruturou as unidades de saúde, medidas restritivas e protocolos de atendimento a pacientes confirmados e suspeitos.

Araguaína foi a primeira cidade do Estado a aplicar o teste rápido, já em 25 de março, e foi parceira da UFT (Unidade Federal do Tocantins) em uma testagem com mais de 500 pessoas para analisar o nível real da infecção na cidade. Foram realizadas ainda diversas ações como a comunidade, entre elas junto aos caminhoneiros, com testagem nas entradas da cidade e na rodoviária BR-153.

Informação como arma

Implantou também um site com várias informações, como mapa dos casos confirmados no Município, boletins epidemiológicos semanais, plano de contingência, telefones para tirar dúvidas sobre a doença e denúncias, além respostas para perguntas frequentes sobre os decretos das medidas restritivas adotas no município.

Atendimento covid

Araguaína foi a primeira cidade do Estado a implantar uma unidade hospitalar exclusiva para tratamento de pessoas com covid, em maio de 2020. O Hospital Municipal de Campanha foi o maior centro de tratamento da doença no norte do Tocantins, recebendo moradores de toda região, inclusive de estados vizinhos. Também implantou o atendimento por telemedicina, nova modalidade de atendimento que foi regulamentada durante a pandemia.