Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Flertando com o assunto há algum tempo, o célebre ator Jim Carrey finalmente tomou a decisão mais importante de sua carreira e decidiu se aposentar por tempo indeterminado. Logo, o vindouro Sonic 2: O Filme será o último projeto artístico nos cinemas em sua vida até o momento.

Com a carreira audiovisual iniciada em 1981, a perseverança de Carrey sempre foi notável, pois levou mais de uma década inteira se dedicando à comédias até que o ator conseguisse quebrar barreiras em Hollywood em 1994, ano que mudou de vez a vida do artista

Somente em 1994, ele emplacou sucesso atrás de sucesso com Ace Ventura: Um Detetive Diferente, Debi e Lóide e O Máskara, papéis que mudaram completamente a percepção da indústria sobre o artista que logo viu seu nome se tornar um dos mais requisitados nos anos 1990.

Lembrado principalmente pelas comédias, Carrey também se arriscou em outros gêneros, conseguindo emplacar atuações tão inesquecíveis quanto. Separamos os melhores trabalhos de sua vida que você confere com o auxílio do whatsapp da SKY.

Ace Ventura: Um Detetive Diferente

Em uma performance inesquecível que marcou Jim Carrey como um dos atores mais caricatos em filmes de comédia em Hollywood, Ace Ventura consegue entreter até hoje. Completamente insano, Carrey traz trejeitos e maneirismos que tornam Ace Ventura um personagem inconfundível, incluindo no trabalho vocal.

Trazendo um filme investigativo que não se leva a sério em momento algum, Carrey carrega a história nas costas. Após o mascote de um time de futebol americano sumir misteriosamente dias antes da final no Super Bowl, os dirigentes entram em pânico e recorrem ao bizarro detetive especializado em animais Ace Ventura, mas não fazem ideia de que estão contratando um pateta para um trabalho sério.

O Máskara

Assim como Ace Ventura, Carrey trouxe inúmeras características marcantes para seu papel como o Máskara. Inspirado no quadrinho homônimo, mas alterando toda a violência pungente da história original, O Máskara foi pensado para o público infantil dos anos 1990.

Explorando os contrastes extremos entre o perdedor Stanley Ipkiss, um homem tímido e desmotivado cuja vida se transforma quando encontra um artefato místico em uma máscara misteriosa, Carrey consegue entregar duas performances em um filme só.

De inibido para um maníaco completo, Ipkiss se transforma e ganha poderes além da realidade quando experimenta vestir a misteriosa máscara trazendo inúmeros problemas para a sua vida quando não está importunando os outros enquanto transformado.

Debi e Lóide: Dois Idiotas em Apuros

O terceiro e último sucesso de Carrey em 1994 também trouxe um dos papéis mais memoráveis de sua carreira como Lóide, melhor amigo de Harry (Debi). A amizade dos dois é marcada pelo fato de ambos serem extremamente estúpidos.

A vida dos dois acaba mudando drasticamente depois de encontrarem por acidente uma maleta repleta de dinheiro esquecida no terminal de um aeroporto. Decidindo fazer uma boa ação, os dois amigos decidem partir em uma viagem de carro para tentar devolver a maleta para a dona, a belíssima Mary.

Na jornada que atravessa metade dos EUA, os dois criam e encontram inúmeros problemas em uma aventura perigosa e divertida.

O Show de Truman: O Show da Vida

A primeira tentativa de Carrey em um papel verdadeiramente dramático surgiu em 1998 com este clássico que ainda é um dos melhores filmes que Hollywood produziu nas últimas décadas. De Peter Weir em tom praticamente premonitório com a ascensão das redes sociais e o domínio absoluto de reality shows nas grades televisivas, O Show de Truman continua extremamente atual e relevante.

Na obra, acompanhamos a vida de Truman, um homem que não faz ideia que toda a sua vida, desde o seu nascimento, é transmitida para bilhões de espectadores ao redor do mundo. Ele vive em uma cidade fictícia totalmente criada para dar a ilusão de ser real. Através de muita engenharia social e traumas psicológicos, a produção do programa consegue fazer com que Truman nunca consiga descobrir a triste realidade da sua vida aprisionada.

Entretanto, após estranhar algumas falhas cruciais na ilusão do programa graças a queda de um gigantesco holofote, Truman se lança em uma investigação perturbadora para descobrir a realidade cruel na qual vive. Nessa busca, o principal objeto de entretenimento da vida de bilhões, pode finalmente se ver livre de uma prisão que ele desconhecia.

O Grinch

Uma das adaptações mais marcantes do clássico conto de Natal de Dr. Seuss, O Grinch consegue divertir famílias até hoje com seu visual arrojado e único. Seja de toda a vila do povoado dos Quem como também pela maquiagem expressiva de Jim Carrey.

Em um dos maiores desafios de sua vida ao trazer o Grinch para a vida, Carrey encarou intermináveis horas no departamento de maquiagem para trabalhar. Mas o esforço e paciência valeu a pena, pois se trata de um dos personagens mais icônicos que ele já trouxe para as telonas.

Todo Poderoso

E se Deus resolvesse tirar férias e escolher uma pessoa completamente aleatória para assumir o seu posto de Todo Poderoso? A proposta é exatamente essa nesse agora clássico da comédia no qual Carrey interpreta o repórter cansado Bruce Nolan que já não aguenta mais esperar por uma boa promoção na emissora que trabalha.

Sua vida muda, porém, quando Deus realmente surge em sua vida e anuncia que ele terá todos os poderes divinos por uma semana. Sendo um teste ou apenas um descanso para Deus, Bruce aceita o desafio, mas logo descobre que ser Deus não é a maravilha que tanto pensava, conseguindo deixar o mundo um verdadeiro caos em poucos dias.

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

Ao lado de O Show de Truman, Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças provavelmente é o longa mais prestigiado da carreira de Carrey. Dirigido pelo esteta inventivo Michel Gondry e roteirizado pelo criativo Charlie Kaufman, o longa traz o terrível drama da vida Joel Barish que, infeliz pelo término do relacionamento com uma mulher que ele era obcecado, decide realizar um procedimento médico inovador.

Na busca de apagar todas as memórias que passou com a ex-namorada, Joel, durante o procedimento, acaba entrando em pânico ao perceber que todos os bons momentos que viveu, o ápice da felicidade de sua vida, também serão esquecidos. Porém, quando tenta reverter o processo, já é tarde demais, encarando todas as memórias de luz e trevas uma última vez.