Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Gurupi assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (CREA-TO), na tarde dessa terça-feira, 5. A parceria tem como finalidade a realização de ações entre as duas instituições, no sentido de permitir o compartilhamento de informações para aprimoramento da Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia.

Outro objetivo da parceria entre a prefeitura e o CREA é reunir esforços técnicos e administrativos envolvendo a utilização das tecnologias e organização de trabalho para potencializar recursos humanos e materiais.

Ao CREA-TO, ficou estabelecido metas como: compartilhar informações sobre obras, empreendimentos ou serviços técnicos fiscalizados pelo Sistema Confea/Crea, prestar informações quanto a situação de regularidade de profissionais e empresas registrados no Conselho, acompanhar e orientar servidores da Prefeitura de Gurupi, realizar ações de fiscalizações conjuntas com a Prefeitura e orientar o Município na elaboração e implementação de políticas urbanas, com o objetivo de ordenar o plano de desenvolvimento das funções sociais da cidade.

“De maneira geral eu acho que nenhum órgão trabalhe bem de maneira sozinha, sem ter parceiros. Esse é um pré-requisito básico da nossa gestão, ter parceiros que querem crescer. Então, a Prefeitura de Gurupi foi uma das primeiras que a gente começou um diálogo e hoje a gente está aqui para comemorar. Isso vai possibilitar troca de informações, parceria técnica. Nós como representantes da engenharia, da agronomia, da geociência, a prefeitura como representante da gestão local, tem muito o que se conversar em termos de crescimento urbano, econômico e social. Nós temos esta missão também, não é só fiscalizar, é colaborar também com o crescimento do estado”, frisou Daniel Iglesias de Carvalho, presidente do Crea-TO.

Já a Prefeitura de Gurupi caberá: disponibilizar ao CREA-TO serviço de comunicação para fornecimento das informações de coordenadas geográficas de qualquer intervenção realizada pela Prefeitura Municipal de Gurupi, realizar ações de fiscalização conjuntas com o Crea-TO, quando solicitada, em locais em que transcorram quaisquer serviços de engenharia ou de interesse deste acordo; disponibilizar equipe para acompanhar nas fiscalizações que forem realizadas pelo Conselho.

“Nós estamos fazendo uma série de parcerias com entidades, com organizações; porque é importante estarmos unidos para desenvolvermos projetos consistentes e de qualidade para nossa população. Esta parceria com o CREA-TO é muito importante porque nós estamos construindo e reconstruindo cidades o tempo inteiro e nada melhor que nós termos esta entidade que traz profissionais como engenheiros e agrônomos, para que nossos projetos e nossas execuções em Gurupi, sejam trabalhos de qualidade”, destacou a prefeita Josi Nunes.

A gestora enfatizou ainda ser fundamental esta união. “Além de nos auxiliar em todos estes projetos e nas execuções das obras, isso nos traz ainda aquisição de conhecimento, de capacitação da nossa equipe, com profissionais que tem gabarito nesta área para que assim, possamos apresentar resultados cada dia melhores para nossa comunidade”, acrescentou a prefeita.