Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O vereador Eudes Assis (PSDB) descontrolou-se ao usar a tribuna na sessão desta quarta-feira, 6, na Câmara de Palmas e utilizou de figura retórica no mínimo questionável ao se referir à secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Capital, Mila Jaber. O parlamentar, que é presidente da Comissão de Finanças da Casa de Leis do Município, se disse muito indignado quanto a "falta de compromisso" da secretária e, confundindo função técnica do Poder Executivo com atividade política, disse: "Ela nunca teve um voto para poder estar aonde está. Eu gostaria de ver essa mulher na planície igual nós fomos, pedindo voto, para ver se ela consegue ter um voto, o tanto que ela é chata e incompetente. Eu fico indignado com essa mulher e falei para o secretário de Governo ontem que pode dar o que der, que hoje eu ia dar uma lapada nela para ela respeitar vereador", disse. 

A insatisfação do vereador teria sido motivada por uma suposta falta de consideração da secretária que não teria convidado o parlamentar para uma reunião com a presença de secretários, empresários e representantes de associações, no gabinete da prefeita, quando foi sancionada nesta última terça-feira, 5, a Lei que cria o Conselho de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Cidep) e o Fundo de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Palmas (Fidep), após esforços da Comissão de Finanças para aprovação da referida legislação municipal. 

Outros vereadores manifestaram apoio a Eudes. A vereadora Laudecy foi quem deixou no ar o motivo da indignação de Eudes. "Fizemos a nossa parte e é uma questão de boa convivência que tivesse convidado também a Câmara para estar presente nesse momento. Então me solidarizo com vossa excelência nesse sentido de nos sentirmos desprestigiados e de certa forma desrespeitados da nossa importância perante a administração do município de Palmas [..] Realmente a secretária falhou muito nesse aspecto", ressaltou Laudecy. 

O vereador Rubens Uchôa concordou que Mila não respeita vereador. "Quero dizer, Mila, que você não é maior que a população de Palmas e nem maior do que nós que somos vereadores", disse. 

Assis abordou a possibilidade de convocar a secretária para esclarecimentos na Casa. "Eu fui rejeitado por um ano por essa secretária. Ela tentou me matar de tudo quanto foi maneira, mas ela não encontrou um páreo fraco pela frente e se for preciso, vamos convocar ela aqui pela Comissão de Finanças para ela dar explicações nesta Casa de Leis, para ela respeitar o Parlamento", disse. 

Prefeita Cinthia

Através das redes sociais, a prefeita da Capital, Cinthia Ribeiro, comentou sobre as afirmações de Eudes, questionando se o parlamentar engrossaria a voz e daria uma lapada em macho. "Século XXI e assistimos a lamentável cena de um parlamentar aos berros, desqualificando uma mulher. Será que engrossaria a voz e daria “uma lapada” em um macho ? Ou só banca de valente porque manda o recado para uma mulher? Não admito desrespeito com os meus. Muito menos com mulher".