Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ocorreu nessa quarta-feira, 6, o encerramento da Reunião de Avaliação das Ações de Educação Política nas Comunidades Indígenas, evento que reuniu em Palmas cerca de 45 indígenas para avaliação do Programa Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas. Evento realizado pela Justiça Eleitoral do Tocantins nos dias 5 e 6 de abril contou com palestras e oficinas.

Durante a plenária final foram apresentados os relatórios das oficinas temáticas realizadas pela manhã, que trataram dos temas segurança nas eleições em comunidades indígenas, representatividade política e diálogo entre culturas; assim como foi feita a avaliação das ações do programa da Justiça Eleitoral.

Maria Aparecida Apinajé foi uma das pessoas a apresentar os principais apontamentos levantados nas oficinas e elogiou o espaço aberto pelo Tribunal. “Esse encontro que o TRE-TO proporcionou valoriza e reconhece os direitos dos povos indígenas. Então é muito importante que o Tribunal tem buscado essa conscientização da população indígena, visitando através dos atendimentos itinerantes, criando rotas de acesso à informação”, disse ela.

Já a professora Taís Põcuhtô Krahô saiu do encontro disposta a estudar mais sobre a política para levar os ensinamentos para o seu povo. Ela se sentiu tocada em sua primeira vez no encontro. "É um assunto voltado para a realidade dos povos indígenas aqui do Tocantins. Foi minha primeira vez e eu gostei do encontro, do local e dos palestrantes, aprendi muito, e vou procurar ajudar meu povo para que a gente possa construir uma comunidade conhecedora do valor do voto", declarou. "Estou aqui para contribuir porque o professor é a pessoa que multiplica o conhecimento. Eu sou professora e estou buscando esse conhecimento para multiplicar e levar para a minha comunidade Krahô", complementou.

Durante o encerramento do encontro, o coordenador do programa, juiz Wellington Magalhães, frisou as conquistas da iniciativa em prol da inclusão sociopolítica dos povos originários e pontuou os desafios que virão no futuro. “Com certeza o Programa de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas chega ao final do dia de hoje com inúmeros e grandes desafios a serem cumpridos daqui para frente. Nós temos aqui grandes e boas avaliações para que nós possamos aprimorar nossas ações, de modo que todas as atividades que serão executadas a partir daqui serão no sentido de continuar esse processo de fortalecimento da participação política dos indígenas”, avaliou.