Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira, 7, o secretário de Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Costa, representou o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, na sessão solene em homenagem aos 200 anos da fundação do Grande Oriente do Brasil (GOB) e comemoração dos 33 anos da fundação do Grande Oriente no Tocantins. A cerimônia ocorreu no Plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins com a participação de deputados estaduais, autoridades e membros do GOB.

A solenidade foi repleta de homenagens e discursos em comemoração aos anos. O secretário Wlademir deixou um abraço fraternal do governador Wanderlei aos presentes e destacou a importância do GOB para uma sociedade mais solidária. Da Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) participaram e receberam a homenagem, o assessor de gabinete, Fernando Ubaldo, e o ouvidor da SSP-TO, Nelson Tavares Guimarães.

“Esse é um momento ímpar pois comemoramos mais um ano da fundação de uma grande potência. Contamos com o apoio da maçonaria e reconhecemos sua grande contribuição para uma sociedade mais solidária e justa”,  ressaltou o secretário.

Para o delegado da Polícia Civil, Fernando Hubaldo, hoje foi um dia de união e celebração de um só propósito que é fazer o bem ao próximo por meio do GOB. “Me sinto lisonjeado em ser um dos homenageados e levo sempre comigo essa missão”, destacou.

O ouvidor da SSP-TO, Nelson Guimarães, ressaltou a importância do reconhecimento. “Estamos unidos em um propósito e esta homenagem de hoje é uma simbologia da honra e das nossas ações em prol da Confraria Maçônica”, destacou.  

Grande Oriente do Brasil

Fundado em 17 de junho de 1822, o Grande Oriente do Brasil surgiu na Cidade do Rio de Janeiro, na época capital do Brasil, por iniciativa de 03 Lojas Maçônicas, Loja Comércio e Artes, União e Tranquilidade e Esperança de Nictheroy. 

A unidade federativa do GOB no Estado também completa 33 anos de fundação. O GOB Tocantins surge motivado pela emancipação do Estado do Tocantins por imposição da Constituição de 1988, necessitando os Maçons a se organizarem em sua nova Unidade Federativa do Brasil.