Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

No dia 7 de abril de 2022, ano do bicentenário do Grande Oriente do Brasil (GOB) a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, fará uma Sessão Solene alusiva aos 200 anos de sua fundação. Na oportunidade que a unidade federativa do GOB no Estado completará 33 anos de fundação.

Estará presente na solenidade o Grão-Mestre Geral da Maçonaria do Brasil, Múcio Bonifácio Guimarães, Eminente Grão-Mestre Estadual Paulo Eduardo Tavares Vieira, Grão-Mestre Estadual Adjunto Goiamar Regino Magalhães Junior.

O Grande Oriente do Brasil – Tocantins surge no Estado motivado pela emancipação do Estado do Tocantins por imposição da Constituição de 1988, necessitando os Maçons a se organizarem em sua nova Unidade Federativa do Brasil.

Grande Oriente do Brasil

O Grande Oriente do Brasil (GOB) é a mais antiga Potência Maçônica brasileira (associação de Lojas Maçônicas, também chamada de Obediência Maçônica). O GOB teve participação ativa em momentos cruciais da história brasileira, como a abolição da escravatura, a Proclamação da República e a Independência do Brasil.

Fundado em 17 de junho de 1822, o Grande Oriente do Brasil surge na Cidade do Rio de Janeiro, na época capital do Brasil, por iniciativa de 03 Lojas Maçônicas, Loja Comércio e Artes, União e Tranquilidade e Esperança de Nictheroy.

Em 1960, sua sede administrativa mudou para Brasília, com sua instalação em 1978 no Palácio Maçônico Jair Assis Ribeiro, uma homenagem ao importante vulto da Maçonaria e Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente do Brasil.