Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Nove escolas da rede municipal de ensino de Gurupi foram incluídas no programa DNA do Brasil Talentos. O programa do Governo Federal que contribui para inclusão social, formação de atletas, detecção de talentos e orientação vocacional de crianças e adolescentes está sendo implementado com turmas de 2º, 5º e 9º anos. A entrega do material didático pedagógico e esportivo já foi feita e as atividades tiveram início com a realização dos testes de avaliação física dos estudantes.

Técnicos da superintendência do programa DNA do Brasil, ligados ao Ministério do Esporte, participaram do início das atividades em Gurupi e acompanharam as primeiras ações da equipe local. “Temos uma equipe itinerante em Gurupi responsável por realizar essas avaliações junto aos estudantes. Essas serão feitas em duas etapas, no começo e no final do andamento do programa em cada ano letivo”, explicou Mônia Praxedes, Supervisora de Educação Física da Secretaria Municipal da Educação de Gurupi (Semeg).

Atendimento

Para fortalecer a política pública de formação de base esportiva inclusiva as unidades escolares da rede municipal da Educação de Gurupi atendidas pelo programa foram contempladas com material pedagógico e esportivo para operacionalização da metodologia do DNA do Brasil Talentos. O repasse foi acompanhado por membros do comitê estadual do Esporte, e pelo Secretário Municipal da Educação, Davi Abrantes.

Em todo o Tocantins 235 escolas foram incluídas no programa e a estimativa é que cerca de 46 mil crianças, adolescentes e jovens, com idades entre de 6 e 17 anos sejam atendidas.

Gurupi, esteve entre as 63 delegações de cidades tocantinenses que marcaram presença no lançamento do programa DNA do Brasil Talentos que ocorreu no último dia 22, em Porto Nacional. Profissionais de 15 unidades escolares da rede municipal de ensino de Gurupi participam de uma formação que abordou temas como a análise de dimensões centrais do desenvolvimento humano nas áreas de saúde e físico-motor.