Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Lidi Moreira

Foto: Lidi Moreira

Fiscais ambientais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), do polo de Palmas, em ação de fiscalização em Lagoa da Confusão, na região do Vale do Araguaia, realizaram o resgate de um filhote órfão de tamanduá-bandeira após sua mãe ser atropelada numa rodovia no sábado, 16.

Após o resgate, o animal foi trazido para Palmas, onde recebe cuidados da equipe do Centro da Fauna (Cefau) desde domingo, 17, para posterior reintegração ao seu hábitat. Conforme Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Cerrado é o bioma que ocupa maior fração da população da espécie, que tem hábito terrestre e é solitária com exceção da mãe com seu filhote, durante o período de amamentação, e da época de reprodução, quando podem ser formados casais.

Manejo da fauna silvestre

Com a Lei Complementar nº 140/2011, a competência dos estados quanto ao manejo da fauna silvestre passou a ser mais bem estabelecida. Assim, animais silvestres resgatados ou apreendidos no Tocantins precisam, necessariamente, ser entregues ao Naturatins, que é o único órgão do Estado que atualmente dispõe de um centro de triagem devidamente regularizado e apto a receber, identificar, marcar, triar, avaliar, recuperar, reabilitar e destinar espécimes da fauna silvestre.

O órgão ambiental também está apto a receber animais de entrega voluntária, de acordo com o inciso VIII do Art. 2º da Instrução Normativa do ICMBio nº 23, de 31 de dezembro de 2014. Entrega voluntária é o ato espontâneo realizado pelo cidadão ao entregar um animal silvestre que tenha sido socorrido ou que estava em sua posse.

Cefau

A atuação do Cefau ocorre por meio do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetras) e também pelo Centro de Interpretação Ambiental (Ciamb). É para o Cefau que todos os animais resgatados, entregues voluntariamente ou apreendidos são encaminhados. Só após avaliação dos profissionais do Centro é que os animais recebem a destinação mais segura para a sua sobrevivência.

O Cetras realiza a triagem e a reabilitação de animais. Seu o objetivo é garantir a proteção da fauna silvestre por meio da operacionalização de ações de assistência aos animais que se encontram em perigo iminente, e de ações socioambientais e educativas para prevenção da saúde da população e o combate ao tráfico de animais.