Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o intuito de fiscalizar e identificar demandas, o deputado estadual Professor Júnior Geo (PSC) visitou novamente o Hospital Geral de Palmas (HGP). Desta vez, o parlamentar averiguou de perto a situação da ala infantil. “Viemos aqui olhar de perto a situação dessa nova estrutura que agora atende as crianças. A partir das demandas colhidas aqui, vamos tomar as devidas providências e cobrar onde deve ser cobrado”, afirmou Geo.

O parlamentar foi recebido pela coordenação do hospital e teve a oportunidade de conversar com os servidores e pacientes presentes na ocasião. A principal reclamação relatada pelos funcionários foi sobre a mudança da estrutura para atender as crianças, que antes eram recebidas no Hospital Infantil de Palmas (localizado na 202 sul) e agora passou a ser apenas uma ala no HGP. Conforme os servidores, o antigo Hospital Infantil promovia um atendimento especializado e com a mudança de local esse atendimento não permaneceu.

“Diante da mudança de localidade, surgiram diversos problemas que ainda não foram sanados, como por exemplo, o aumento da demanda e a falta de servidores, a falta de utensílios básicos, falta de aparelhos para realizar exames e também a falta de um espaço infantil mais acolhedor para receber as crianças”, destaca.

Servidores sobrecarregados

Segundo os servidores e pacientes, a mudança de local não trouxe benefícios e ocasionou sobrecarga para os técnicos de enfermagem e enfermeiros da ala. “Quando se trata de crianças precisamos dar uma boa assistência. Na visita feita, identificamos apenas dois enfermeiros para atender 11 crianças que estavam ali. Os servidores estão fazendo o impossível para dar conta e não são valorizados”, pontuou o deputado.

Falta de material

Durante a visita, Geo identificou a falta de insumos básicos e adequados para as crianças e também a falta de aparelhos para a realização de exames, entre eles, um equipamento de radiografia. “Todas essas falhas não existiam no antigo hospital, a mudança ocorreu e não houve melhorias”, disse Geo.

MPE-TO e Secretaria de Saúde

“A partir de agora pretendo me reunir com o Ministério Público e com o Secretário de Saúde para alinharmos as medidas que precisam ser feitas urgentemente no Hospital. A minha preocupação e de toda a população é para que o poder público possa promover ações assertivas em busca de soluções para a saúde tocantinense, principalmente de nossas crianças”, afirmou.