Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Dando prosseguimento ao trabalho de fiscalização dos órgãos e serviços públicos do Estado do Tocantins, o deputado estadual Professor Júnior Geo (PSC) esteve na Casa do Estudante de Palmas e, segundo ele, os 32 estudantes universitários vivem em situação de abandono. 

Formado em Geografia, Júnior Geo é ex-aluno da Casa do Estudante da Universidade de Brasília (UNB-DF). “Essa situação de abandono não só desrespeita como também maltrata os estudantes. Queremos que o Estado do Tocantins, através da Secretaria da Educação, tome uma providência e reassuma a administração de todas as casas do estudante no Tocantins que estão jogadas à própria sorte. Os estudantes que lá residem são cidadãos que merecem respeito”, afirma o deputado.

De acordo com Geo, as atualizações representarão investimento. "Um investimento e não um custo, pois os estudantes vão contribuir de alguma forma com o desenvolvimento do Estado”, defende. 

Abandono

Com toda a estrutura comprometida por infiltrações, rachaduras, portas e janelas quebradas, rampa consumida pela ferrugem que expõe buracos grandes e perigosos, os alunos, segundo Geo, "amargam o descaso em meio à insegurança que revela o desprezo de quem tem o dever de cuidar". 

O estudante de Direito na UFT, Juvan da Cunha, 24 anos, oriundo de Paraíso, mora na Casa do Estudante desde o ano de 2019. “Palmas é o maior polo universitário do Tocantins e nós moramos de forma desumana e inóspita. Precisamos de atenção e apoio das autoridades que têm o dever de providenciar o que necessitamos", reclama. 

O estudante de Arquitetura e Urbanismo na UFT, Victor Ferreira Barros, 22 anos, oriundo de Formoso, mora na Casa do Estudante desde 2021. “Estamos sofrendo muito aqui neste abandono. Não temos espaços de apoio para estudar, não existe uma única sala de estudos e nem local para lavar roupa ou fazer comida”, lamenta Victor.