Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: TRE/TO

Foto: TRE/TO

A Justiça Eleitoral do Tocantins deu início nesta segunda-feira, 25, a uma série de encontros do projeto Democracia: diálogo e transparência, que tem por objetivo fomentar o conhecimento a respeito do processo eleitoral e minimizar os efeitos da desinformação. O primeiro evento realizado na Central de Urnas do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) foi com os profissionais da imprensa e contou com apresentação do novo modelo da urna eletrônica - UE 2020.

Durante o encontro, o presidente do TRE-TO, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto, reforçou o compromisso da Justiça Eleitoral com a legitimidade do processo eleitoral e o fortalecimento da democracia; e frisou a segurança do sistema eletrônico de votação. “Hoje estamos realizando o primeiro encontro desse projeto que visa promover oportunidades de diálogo entre a Justiça Eleitoral e a sociedade; nosso processo eleitoral acontece com muita seriedade e segurança, e esse diálogo aberto é fundamental para que todos compreendam o trabalho realizado pelas servidoras e servidores desta Justiça especializada", destacou.

Nova Urna

Na ocasião, foi apresentado à imprensa o novo modelo da urna eletrônica. Para as eleições de outubro, 2.050 equipamentos modelo UE 2020 serão utilizados - o que corresponde a 42% do parque de urnas do Tribunal. 

Conforme destacou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-TO aos jornalistas, a urna eletrônica 2020 passou por um processo de evolução tecnológica que inclui a utilização de um processador mais veloz, leitor biométrico aprimorado, tela sensível ao toque, bateria de lítio e novos mecanismos de acessibilidade. “A urna 2020 está um pouco diferente esteticamente, mas mantém todas as garantias de segurança dos modelos anteriores”, explicou.

Ao final da apresentação, os presentes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e solicitar informações acerca do funcionamento das urnas, do processo eleitoral e dos sistemas de votação e totalização. O encontro terminou com uma visita ao galpão da Central de Urnas, onde os equipamentos utilizados em todo o estado ficam armazenados. 

Objetivo Estratégico:

2 - Aprimorar mecanismos de transparência pública;

3 - Fomentar a educação política da sociedade. (TRE-TO)