Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Preocupado com a educação de crianças e adolescentes que desenvolvem tratamentos de saúde prolongados, o deputado estadual Professor Júnior Geo (PSC) requereu a criação de Classes Hospitalares nos Hospitais Regionais do Estado do Tocantins. Nessa segunda-feira, 25, o parlamentar reuniu-se com o secretário de Saúde, Afonso Piva, e apresentou o pedido.

“As classes hospitalares existem há quase 20 anos, nos principais hospitais do Brasil e oferecem suporte pedagógico ao processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na rede estadual de ensino, quando estão internados, com tratamentos de saúde prolongados”, destaca o parlamentar.

O parlamentar explica que para essas classes existirem aqui nos hospitais públicos do Tocantins, elas precisam se vincular a uma escola pública estadual para que o professor seja designado para lidar com esse público especial. "Assim, o aluno, mesmo internado, pode continuar seus estudos, em classes escolares dentro do hospital em que esteja internado, sem prejuízo de continuidade escolar”, esclarece Júnior Geo, acrescentando que basta um convênio entre as secretarias de Estado da Saúde e da Educação para a implantação das classes hospitalares.

Exemplos

O Estado de São Paulo é o grande exemplo de funcionamento das classes hospitalares. Há diversas delas nos hospitais abaixo.

Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – são quatro classes, vinculadas à Escola Estadual Arthur Guimarães;

Hospital Darcy Vargas – oito classes vinculadas à Escola Estadual Adolfo Trípoli;

Hospital do Servidor Público Estadual – duas classes ligadas à Escola Estadual César Martinez;

Hospital de Clínicas de São Paulo – (com duas classes) e Hospital Emílio Ribas (com três classes), que mantêm vínculo com a Escola Estadual Vítor Oliva;

Hospital AC Camargo – duas classes da Escola Estadual Presidente Roosevelt;

Hospital Cândido Fontoura – uma classe pertencente à Escola Estadual Antônio Queiroz Telles.

Hospital de Clínicas de Ribeirão Preto. São quatro professoras habilitadas em Educação Especial atendendo crianças nos leitos das enfermarias.

Hospital Amaral Carvalho – vinculada à Escola Estadual Prof. Dr. Benedito Montenegro, na cidade de Jaú.