Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

O dia D da vacinação contra influenza e sarampo, em Araguaína, contará também com equipes para realizar o acompanhamento do peso, altura, atualização do cartão de vacina e da gestante. Os procedimentos são obrigatórios na manutenção do Programa Auxílio Brasil, programa que substituiu o Bolsa Família. As ações serão realizadas no sábado, 30, das 8 às 17 horas, em 18 locais.

O objetivo do mutirão é facilitar o acesso dos beneficiários que ainda não procuram as UBS (unidades básicas de saúde) e têm até o dia 30 de junho para realizarem a consulta. “Aumentou a procura comparado com o ano passado, mais de 50% dos usuários já foram atendidos e acreditamos que com essa ação no sábado vamos ter um alcance maior”, informou a coordenadora municipal do Programa Bolsa-Auxílio Brasil, Divina Pimenta.

O acompanhamento de saúde contribui para a identificação das vulnerabilidades sociais e estimula as famílias a acessarem as políticas públicas. Por meio do programa, os usuários se comprometem a realizarem a consulta na garantia de manter o benefício.

Acompanhamento de saúde

Para atualização do benefício, podem sem procuradas todas as 17 UBS, sendo que cinco estarão realizando os mutirões. Os locais são: UBS Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), Manoel dos Reis (Barros), Lago Azul, José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione) e Nova Araguaína. Durante a visita, é necessário apresentar o cartão do Auxílio Brasil e cartão de vacinação das crianças. Já no caso das mulheres grávidas, o cartão da gestante também deve ser entregue.

Público do dia D

As campanhas contra a gripe e sarampo foram divididas em etapas e por público-alvo. No dia D, 30 de abril, serão atendidos contra o sarampo os trabalhadores da saúde e as crianças de 6 meses a menores de 5 anos. A imunização contra a influenza é direcionada para os idosos com 60 anos ou mais, crianças de 2 meses até 4 anos, gestantes, puérperas e profissionais da saúde.

Para se vacinar é necessário apresentar o cartão de vacinação, CPF, documento de identificação, e comprovação da condição prioritária para trabalhadores de saúde e puérperas.

A meta da Saúde de Araguaína é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários que ultrapassam 42.600 pessoas. Até o momento, 4.500 doses foram aplicadas.

Locais da vacinação

No dia D da influenza e sarampo, as UBS estarão disponíveis para receber a população, além do ponto de vacinação em frente à Câmara Municipal. Os locais são: UBS Araguaína Sul, Couto Magalhães, Dr. Dantas (Costa Esmeralda), Dr. Francisco Barbosa (Vila Aliança), Dr. Raimundo Gomes (Setor Maracanã), JK, José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione), José Rezende (Setor Alto Bonito), Lago Azul, Manoel Alves (Ponte), Manoel dos Reis (Setor Barros), Manoel Maria Dias (Cimba), Nova Araguaína, Novo Horizonte, UBS Senador Benedito (Setor Ferreira) e Palmeiras do Norte.

Próxima etapa

A partir de segunda-feira, 2, a próxima etapa da campanha contra a influenza irá contemplar novos públicos: crianças de 2 meses até 4 anos, gestantes, puérperas, povos Indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, caminhoneiros e trabalhadores de transporte, coletivo, rodoviário e trabalhadores portuários.