Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Emerson Silva

Foto: Emerson Silva

Este fim de semana será de grande movimentação cultural, em função de vários lançamentos de projetos patrocinados pelos editais lançados pelo Governo do Estado, com recursos do Fundo Nacional de Cultura, via Lei Aldir Blanc, lançada em 2020 para reduzir os impactos provocados pela pandemia de Covid-19. Dança, música, literatura, artes visuais e audiovisuais são os segmentos representados.

Três projetos serão lançados simultaneamente no Sesc Palmas neste sábado, 30, a partir das 17h30: o documentário Lendas do Cerrado - Um mapeamento cosmológico, de Marco Jacob, e os livros Guerreiras Populares Quilombolas, de Maju Cotrim e Algemas da Paixão (Marco Jacob).

Estão previstas duas Rodas de Conversa que contarão com a presença de algumas lideranças quilombolas e indígenas que fizeram parte dos projetos. Também haverá exibição do documentário.

Segundo os autores, os projetos também serão lançados nas comunidades quilombolas Dona Juscelina, em Muricilândia, e Cocalinho, no município de Santa Fé, e na Aldeia Prata, do povo Apinajé, em Tocantinópolis.

Lendas do Cerrado conta a história da cosmologia da criação dos quatro povos mais populosos do Tocantins, os Apinazêd (Apinajé), os Krahô, os Akwē (Xerente), e os Iny (Karajá).

O livro Guerreiras Populares Quilombolas traz histórias de vida e exemplos de mulheres que transformam a realidade de suas comunidades.

Algemas da Paixão é um romance policial que tem como eixo principal o romance de um casal de amantes que matam o marido traído e enfrentam muitos desafios para consolidar essa paixão.

Fotosonora

Uma fotografia, uma sensação sonora. Esta é a proposta da fotógrafa Flaviana OX com mostra visual do projeto Fotosonora, que terá lançamento neste sábado, às 19 horas, no canal do YouTube do Estúdio OX.

A mostra traz imagens registradas pela autora, que soma mais de dez anos de atuação na fotografia cênica. Revela apresentações e bastidores de grupos do Tocantins e composições musicais especialmente criadas para cada imagem pelo maestro Heitor Oliveira e apresentadas por meio de som com tecnologia de áudio em 3D.

Movimento da Dança

São três décadas de uma história repleta de emoção, desafios e conquistas. Para comemorar, será lançado neste sábado, o livro Movimento da Dança – 30 Anos de História – Cia. Contágius de Dança, com textos que relatam os fatos e história, fotos, croquis, técnicas utilizadas, desenhos, cenários, outras companhias de dança que foram criadas a partir da Contágius, letras das composições de trilhas sonoras, relatos pessoais de alunos e profissionais, poesias.

O lançamento será na sede da Associação de Arte Ninho Cultural, às 17 horas deste sábado, com transmissão pelo canal YouTube Ninho Cultural.

Autobiografia do Outro

Outro lançamento deste sábado, às 20 horas, no Centro de Artes Agulha Cenas (206 Sul), é o livro Autobiografia do Outro, com registro sobre profissionais, companhias e técnicos que formam a história da dança no Tocantins.

O fio para articular o passado, presente e futuro é a biografia da bailarina, diretora e produtora cultural Renata Souza, que tem mesma idade do Estado (32 anos), mas também estão presentes na obra os principais profissionais da dança do Estado, como Meire Maria Monteiro (Contágius), Liubliana Moreira, Julia Liudki (projetos independentes), Márcia Regina Sommer (Em Cena), Dennis Rodrigues e Daniella Perez (Corpo de Baile Municipal e Cia. de Dança Contemporânea Municipal), João Vicente (Lamira Artes Cênicas), Elton Fialho (Balé da Cidade de Palmas), Jefferson Marques (Balé Popular do Tocantins), e o Coletivo Agulha Cenas.

Outros projetos

Ao longo desta semana foram realizados vários outros projetos patrocinados com recursos dos editais culturais do Estado, entre eles o 2° Ciclo de Debates e Capacitação Audiovisuais no Tocantins; o projeto Um Canto da Cidade, com shows itinerantes de Keila Lipe; o livro Contos Tradicionais da Comunidade Quilombola da Barra da Aroeira, organizado por Irma Galhardo; o projeto Quadrilhas Juninas, com workshops, o encerramento do Circuito Estadual de Formação Cênica, da Federação Tocantinense de Artes Cênicas (Fetac).

“Estamos imensamente felizes com a conclusão de tantos projetos de qualidade que se tornaram realidade a partir desses editais”, comemora o secretário de Cultura e Turismo Hercy Filho, lembrando que o canal de diálogo permanentes está aberto com a classe artística, o que irá possibilitar a realização de novas atividades.