Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Lia Mara

Foto: Lia Mara

A cidade de Palmas deu um passo importante para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob) com a realização da primeira audiência pública de apresentação do planejamento dos trabalhos e o início das discussões coletivas com expressiva participação do público. O evento foi realizado na tarde dessa quarta-feira, 4, no auditório da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), na Avenida Teotônio Segurado, e contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, representantes do legislativo e de diferentes segmentos da sociedade palmense.

Na ocasião, o titular da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Agostinho Araújo Rodrigues, fez a abertura, destacando o compromisso da gestão municipal de debater com todos os setores da sociedade, em busca de ferramentas e melhorias do sistema de mobilidade: "É de extrema importância que todas as representações sociais participem das etapas para construção do PlanMob, fazendo sugestões e críticas, de forma inclusiva e transparente", ressaltou.

Representando o Ministério Público do Tocantins, a promotora Kátia Chaves Gallieta, lembrou que o início das ações de elaboração do plano é um marco histórico. "Cobramos muito da administração municipal a falta do plano de mobilidade. E precisamos da participação popular de forma expressiva, para nos ajudar a elaborar as melhorias estratégicas e, facilitar os deslocamentos das pessoas pela cidade, de forma acessível, confortável e segura", destacou.

No encontro, foi aberto espaço para manifestação dos demais participantes que puderam fazer perguntas, apontamentos e apresentações de problemáticas para serem inseridas nos estudos.

Esta foi a primeira de um total de cinco audiências públicas que serão realizadas durante as fases de construção do Plano de Mobilidade Urbana Municipal. A Sesmu coordena as frentes de trabalho, em parceria com o consórcio de empresas contratadas para dar apoio técnico no desenvolvimento das etapas de planejamento, diagnóstico, prognóstico e avaliação dos resultados.