Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Dornil Sobrinho

Foto: Dornil Sobrinho

A Prefeitura de Porto Nacional, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, em parceria com o Sebrae, promoveu nessa quarta-feira, 4, às 18h30, uma reunião com os moradores do Centro Histórico da cidade para apresentar o projeto de turismo do município, em especial do Centro Histórico. A ação faz parte do Projeto de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do município e possibilitou aos moradores explanarem suas demandas em relação ao turismo no local. O encontro aconteceu no auditório da Secult ComSaúde e contou com a participação do consultor em turismo, Maicon Dimbarre.

Segundo a diretora da Cultura e do Turismo de Porto Nacional, Ângela Dantas, Porto Nacional possui muitas riquezas turísticas e os moradores precisam se apossar e valorizar ainda mais essa área. “Precisamos que a comunidade portuense abrace o projeto junto conosco, porque o turismo só vai se desenvolver e ter um grande impacto quando os moradores se conscientizarem das riquezas que possuímos. Além disso, o turismo é um eixo importante da nossa cidade, podendo gerar renda e aumentar a nossa economia de forma significativa. Por isso, é preciso que a população se profissionalize e dê a essa atividade a importância que ela tem”, pontuou.

Todas as reivindicações e sugestões dos moradores do Centro Histórico foram registrados em ata para que, dessa forma, a gestão possa retornar com possíveis soluções aos problemas apresentados por eles. Nesse primeiro momento está sendo feito esse levantamento sobre ações que precisam ser realizadas para alavancar o turismo na região, junto aos moradores do Centro Histórico e também com os empresários do trade turístico. 

O projeto

A parceria do Sebrae com a prefeitura foi viabilizada por intermédio da Secretaria da Cultura e do Turismo e dentro desse investimento está prevista a formatação do potencial turístico de Porto Nacional, considerando o turismo cultural, religioso, a pesca esportiva, o centro histórico, bem como atrativos naturais, artesanato, dentre outras potencialidades.