Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Primeiro evento será a entrega de duas pontes de concreto no Povoado Gurgueia

Primeiro evento será a entrega de duas pontes de concreto no Povoado Gurgueia Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Primeiro evento será a entrega de duas pontes de concreto no Povoado Gurgueia Primeiro evento será a entrega de duas pontes de concreto no Povoado Gurgueia

Araguaína contará com 25 eventos e inaugurações nos meses de maio, junho e julho. O calendário completo divulgado pela Prefeitura contempla 25 eventos que vão desde inaugurações a festivais gastronômicos inéditos na cidade. A abertura da programação será com a entrega de duas pontes de concreto do Programa Travessia, construídas na zona rural de Araguaína, nesse sábado, 7, a partir das 8h30. 

“Estamos muito gratos por entregarmos tantas obras importantes e necessárias para a população e realizar eventos inéditos. São muitos anos de trabalho para que pudéssemos estar colhendo esses frutos e chegarmos neste resultado, com tantos serviços. Infelizmente não é realidade de todos os municípios”, afirmou o prefeito, Wagner Rodrigues.

Uma das pontes entregues neste sábado fica na estrada que liga projetos de assentamento Caracol e PA Levinha e a outra, dá acesso ao Povoado Gurgueia. A primeira cerimônia de inauguração será no Povoado do PA Caracol, às 8h30. Ao fim da manhã, o prefeito Wagner entregará a ponte que dá acesso ao Povoado Gurgueia e assinará uma ordem de serviço para construção de mais uma ponte, para ligar à região Barra da Grota.

Além dessas, outras quatro pontes serão inauguradas em maio, sendo uma na estrada do Povoado Coco Salviano e três na estrada do Povoado Caju Manso. Com essas, a Prefeitura chega a 21 pontes entregues, das 31 que estão sendo construídas na zona rural.

Infraestrutura em todo o município

Na programação de eventos que contemplam a Infraestrutura, estão as inaugurações das obras de implantação de pavimentação de qualidade na Vila Bragantina, Xixebal, Beira Lago, Santa Mônica, Santa Helena, Jardim Paulista, Vila Bragantina e Tecnorte. Trechos dos setores tiveram ainda a implantação de drenagem profunda e superficial, e todas as ruas receberam calçadas com acessibilidade e sinalização.

Mais mobilidade

A Prefeitura vai inaugurar nesse período as três passarelas construídas na Marginal Neblina, sobre o córrego, as calçadas acessíveis das avenidas Cônego João Lima e Castelo Branco, e a primeira etapa da Via Norte, que ligará as duas avenidas. 

Ampliação na saúde

Na área da Saúde, haverá a inauguração das obras da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Araguaína, que terá a capacidade de atendimento ampliada em 50%. A revitalizando o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e duas novas unidades básicas de saúde no Setor Tereza Hilário e no Distrito Novo Horizonte também serão entregues para a população durante a programação.

Para ampliar os atendimentos de especialidades, ainda será inaugurada a Clínica da Mulher, onde serão realizados exames e diagnósticos de mamografia e preventivo do câncer de colo do útero (PCCU) e poderá receber pacientes dos 64 municípios da macrorregião de Araguaína.

Investimento no bem-estar e economia

Na área do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, a programação terá duas solturas no Lago Azul de 10 mil alevinos. As ações fazem parte do Projeto Lago Vivo, realizado pela Prefeitura, que está devolvendo ao Rio Lontra 200 mil peixes de espécies que estavam extintas.

O esporte será promovido durante a temporada de praia com mais uma edição do Torneio de Pesca do Garimpinho, e a culinária local com três festivais gastronômicos inéditos no Povoado Água Amarela, Nova Feirinha e Garimpinho.

Documento na mão

A Secretaria do Planejamento segue realizando o Programa de Regularização Fundiária Casa Legal e entregará mais 300 títulos de terrenos. A Prefeitura, em parceria com o TJTO (Tribunal de Justiça do Tocantins), atende tanto as famílias de Araguaína que ocuparam áreas públicas quanto às propriedades particulares ocupadas até 2016, independente dos diferentes níveis econômicos.

Mais esporte e lazer

Na Educação, área com maior investimento da Prefeitura, as melhorias também chegam ao Distrito Novo Horizonte, que receberá um ginásio poliesportivo. Já a Cultura, Esporte e Lazer, haverá promoção de três eventos do Araguaína para Cristo: shows com Jake Trevisan, Nívea Soares e Mariana Valadão e bandas locais.

Programação completa

Maio

Dia 7 (sábado)

- Inauguração de Pontes do Grotão e Caracol;

- Assinatura da ordem de serviço para construção de uma ponte na Gurgueia.

Dia 12 (quinta-feira)

- Inauguração de quatro pontes no Caju Manso. 

Dia 24 (terça-feira)

- Soltura de mais 10 mil alevinos no Lago Azul;

- Inauguração das passarelas da Marginal Neblina.

Dia 27 (sexta-feira)

- Reinauguração do CEO (Centro Especializado em Odontologia).

Dia 28 (sábado)

- Festival Gastronômico no Povoado Água Amarela.

Dia 31 (segunda-feira)

- Inauguração das obras de ampliação da UPA.

Junho

Dia 7 (terça-feira)

- Inauguração das calçadas acessíveis das avenidas Cônego João Lima e Castelo Branco.

Dia 10 (sexta-feira)

- Entrega de mais 300 títulos do Casa Legal.

Dia 14 (segunda-feira)

- Inauguração da UBS do Distrito Novo Horizonte e do Ginásio Poliesportivo do Distrito Novo Horizonte .

Dia 22 (quarta-feira)

- Inauguração da Clínica da Mulher.

Dia 24 (sexta-feira)

- Festival Gastronômico da Nova Feirinha.

Dia 26 (segunda-feira)

- Inauguração da infraestrutura dos setores Beira Lago, Santa Mônica, Santa Helena, Jardim Paulista, Vila Bragantina e Tecnorte.

Dia 29 (quarta-feira)

- Inauguração da Primeira Etapa da Via Norte.

Dia 30 (quinta-feira)

- Araguaína para Cristo: show com Jake Trevisan.

Julho

Dia 1 (sexta-feira)

- Araguaína para Cristo: show com bandas locais.

Dia 2 (sábado)

- Araguaína para Cristo: show com Nívea Soares e Mariana Valadão.

Dia 5 (terça-feira)

- Inauguração da UBS do Setor Tereza Hilário.

Dias 8 a 10 (quarta a sexta-feira a domingo)

- Festival Gastronômico e Torneio de Pesca do Garimpinho.

Dia 12 (terça-feira)

- Soltura de mais 10 mil alevinos no Lago Azul.

Dia 15 (sexta-feira)

- Inauguração da infraestrutura do Bairro de Fátima.