Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O deputado federal Tiago Dimas (Podemos-TO) assumiu, nessa quarta-feira, 5, o posto de membro titular da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional (CMO). A comissão é que vai tratar de toda lei orçamentária, inclusive da montagem do orçamento da União em 2023. A indicação para o cargo foi do Podemos, partido do qual ele é vice-líder na Câmara.

“Satisfação estar aqui nessa comissão que, sem dúvida alguma, é das mais importantes do Congresso Nacional. É a grande responsável por direcionar o nosso Orçamento, por conduzir as leis orçamentárias, que é o que rege aquilo que há de mais importante e que é o que verdadeiramente reafirma o nosso papel, nosso protagonismo diante de toda a política nacional”, destacou Tiago Dimas, durante sua fala na abertura dos trabalhos da comissão.

O presidente da comissão será o deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) e o relator-geral do Orçamento é o senador Marcelo Castro (MDB-PI). Para Tiago Dimas, a participação na CMO é uma oportunidade de lutar por mais recursos para o Tocantins, ajudando o Estado a ter investimentos e qualidade de vida. “Nós esperamos que o Tocantins comece a ser transformado por completo a partir de 2023 e para isso ter recursos é fundamental”, destacou o congressista tocantinense.

Um dos desafios da comissão, conforme Tiago Dimas, é fazer com que as emendas de bancada possam beneficiar o maior número de cidades possíveis, em especial em estados menores e mais dependentes de recursos federais, como o Tocantins. “Sem dúvida alguma, nós, principalmente, que somos de estados menores sabemos da importância das emendas de bancada e do quanto necessário que se faz e implementar mecanismos para que elas sejam melhoradas e ampliadas, de forma a alcançar o maior número de municípios, o maior número de cidades, o maior número de beneficiados. É nas cidades onde as pessoas moram e lá que precisam chegar os recursos”, frisou Tiago Dimas, ao agradecer ao Podemos pela indicação para a CMO.