Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Estúdio OX

Foto: Estúdio OX

O dramaturgo Justino Vettore, de Palmas, foi selecionado como um dos 100 dos dramaturgos do Brasil a compor o projeto Portal de Dramaturgia, do Rumos Itaú Cultural. O site pode ser conferido no endereço www.portaldedramaturgia.com e traz apresentação crítica sobre o seu percurso artístico e obra, fragmento de um de seus textos teatrais, entrevista em áudio sobre processo criativo e reflexões, dados e links para contato.

O portal foi lançado neste mês de maio e novo espaço virtual foi construído a partir de um mapeamento e seleção de 100 autores e autoras, espalhados pelas cinco regiões brasileiras, que escreveram peças de teatro nos últimos 10 anos no país. No portal, os visitantes acessam o perfil de cada um dos autores, com uma apresentação crítica do seu percurso artístico e obra – escrita por curadoras do projeto – um fragmento de um de seus textos, entrevista em áudio sobre seu processo criativo e reflexões teatrais, dados e links para contato.

Conforme a assessoria do projeto, para selecionar os 100 nomes presentes no espaço digital, a curadoria realizou uma pesquisa de três meses, localizando mais de 500 autores e autoras de teatro espalhados pelo Brasil. São dramaturgos e dramaturgas de diferentes cidades, perfis, idades, estilos e modos de trabalho.

A ideia do projeto é que a lista de dramaturgos no Portal possa se expandir, mantendo o público atualizado dos autores em atividade no país e possibilitando redes de interação também com o público internacional. Daqui a um mês, o projeto também contará com uma versão em espanhol, sendo bilíngue.

Justino Vettore, que é diretor do grupo teatral Um Ponto Dois, afirma que se sente honrado em representar o Tocantins em tão importante canal de difusão da dramaturgia brasileira.

Perfil

Justino Vettore é dramaturgo, ator e diretor de teatro e cinema. Fundador da Cia 13 de maio, do Mato Grosso, e do Grupo Um Ponto Dois, do Tocantins.