Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Essa é a pergunta que atormenta vários potenciais assinantes de TV por assinatura hoje em dia. A pessoa decide ter o serviço em casa, mas se perde no meio de tanta oferta disponível hoje no mercado, acabando por adiar a contratação justamente por isso. Por conta desta exata circunstância, trazemos aqui alguns dados fundamentais na hora adquirir um pacote de TV paga, que ajudarão muito na hora de decidir pelo melhor serviço.

Baseado em dados colhidos nos últimos dois anos, momento de crescimento por conta do isolamento causado pela pandemia do Covid-19, a Anatel criou um ranqueamento confiável das operadoras através de seus próprios assinantes. Comentamos o resultado desta pesquisa a seguir, trazendo mais segurança para o consumidor brasileiro.

Nos parâmetros técnicos, a SKY TV foi a operadora mais bem avaliada nesta pesquisa, cujos critérios foram qualidade de sinal e estabilidade do mesmo. Com nota 8,53, a SKY ainda registrou um avanço em relação à pesquisa anterior. No último lugar, ficou a Algar, com nota 7,96, ainda que também tenha registrado um avanço em relação a outra amostragem.

Qual a operadora de TV por assinatura mais barata?

Segundo a Proteste (Associação Brasileira de Defesa ao Consumidor), na comparação dos planos básicos oferecidos hoje, a SKY TV tem valores mais em conta para assinantes. Por exemplo, usando planos com cerca de 130 canais  como referência, a diferença entre a SKY para o pacote similar de outra operadora seria de mais de R$ 1.000,00.

Neste mesmo período em que a pandemia propiciou uma procura maior por TV por assinatura, o setor também teve que encarar a queda de braço com o estouro dos serviços de streaming. Ainda se mantém competitivo e é preferido por uma fatia fiel de público, o que faz com que as empresas se mexam para trazer mais ofertas para todos os tipos de público.

Qual TV paga tem o melhor suporte?

Este é um tópico que deve ser levado em consideração na hora da escolha. Afinal, ninguém deseja perder tempo com uma equipe de suporte que não resolve nada no final. Curiosamente, a Algar, que ficou com o último lugar em quesitos técnicos, se destaca aqui com avaliação de 7,16, encabeçando a lista. Na extremidade oposta, a pior colocação é da Net, com 6,48.

Tenha isso em mente também na hora de pesar o que vale mais a pena. Às vezes, o barato sai caro e descobrimos isso no pior momento, quando precisamos de verdade de um suporte técnico ágil. Muita atenção, já que ninguém deseja ficar na mão no dia do seu programa ou evento favorito, não é mesmo?

Qual TV por assinatura tem o melhor atendimento telefônico?

Em matéria de atendimento telefônico, leva-se em consideração o tempo médio decorrido no atendimento, se houve necessidade de repetir o problema e outras dores de cabeça que conhecemos bem, pois todo mundo já teve experiências ruins ligando para uma central. Aqui mostramos quem atende melhor aos seus clientes. Nos últimos dois anos, pelo menos.

A Algar saiu novamente na frente com sua central de atendimento. Com 7,26, progrediu em relação à pesquisa anterior. A Oi acabou na rabeira desta lista, com 6,54. A SKY aparece bem localizada com um honroso terceiro lugar, cravando a marca como bem avaliada de uma forma geral em nosso País.

Instalação e reparos gerais

Fora daquilo que uma orientação de um atendente pode resolver, esta categoria engloba o que envolve a presença de um técnico credenciado da operadora. Ou seja, instalação e demais reparos presenciais. Sim, a pesquisa também envolveu esse lado pouco lembrado do universo das operadoras de TV por assinatura. Neste tópico em questão, outras empresas se destacam, surpreendentemente.

A Claro teve a melhor avaliação por sua atuação de assistência técnica geral presencial, com a marca de 8,09. A empresa que amargou o último lugar aqui foi a Vivo, com 7,34. Este é um ponto importante a discutir neste ramo de atividades, já que também é algo que costuma não ser muito lembrado pelos clientes que buscam escolher uma operadora, mas é fundamental para uma boa experiência.

E aqui os clientes têm dados comparativos importantes à disposição. Boa sorte em sua escolha!