Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Câmara de Palmas foi palco na sessão desta terça-feira, 17, de mais uma discussão acalorada. Sem consenso sobre a deliberação de vetos da prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) acerca de projetos, parlamentares iniciaram um intenso bate-boca. "Se comporte como presidente", chegou a dizer a vereadora Laudecy Coimbra (SD) à presidente Janad Valcari (Podemos). 

Dentre os projetos com vetos, o que mais resultou em alvoroço foi o PL de autoria de Janad que dispõe sobre a denominação do Centro de Arte e Cultura de Taquaruçu - a ser nomeado Márcia Barbosa Castro (em homenagem à irmã do vice-governador Wanderlei Barbosa, falecida em maio de 2021). A vereadora Laudecy disse ser uma justa homenagem, concordou tratar-se de projetos importantes, mas pediu a manutenção dos vetos. "Temos que seguir a Lei [...]. O Centro Cultural ainda não existe ainda e por sinal existe até uma confusão de onde será construído e se vai, se não vai, a gente não sabe. E já tem o compromisso do Executivo de mandar Projeto de Lei denominando o Centro Cultural de Márcia Barbosa assim que for construído. Para não denominarmos algo que ainda não existe", informou.  

Janad, por sua vez, pediu a todos que votassem pela derrubada dos vetos da prefeita. "Todos votem sim. Não brinquem com a memória das pessoas!", disse, logo após Laudecy. O vereador José do Lago Folha Filho (Patriota) pediu a palavra em seguida, e quando começou a defender a manutenção dos vetos da prefeita, a presidente começou a interrompê-lo. Folha tentou, por diversas vezes, retomar a palavra. "A senhora tem que respeitar o meu tempo, presidente", pediu ele. 

Com a continuidade das interrupções, Laudecy adentrou à discussão. "Pelo amor de Deus, cumpra o regimento. A fala é dele, presidente! Pelo amor de Deus! Isso é inadmissível! Que baixaria!", criticou. 

Para Janad, Folha estava bajulando a prefeita Cinthia. "É por causa disso que está essa palhaçada", disse Janad. Folha, no entanto, continuou afirmando tratar-se de Projeto Inconstitucional. "Não pode ser feito algo errado", afirmou o parlamentar. 

O vereador Marilon Barbosa, irmão de Márcia Barbosa, disse não ver inconstitucionalidade nos projetos e declarou voto pela derrubada dos vetos da prefeita Cinthia. 

Por fim, alguns vetos foram mantidos e outros, não. Com sorriso no rosto, Janad anunciou a derrubada do veto em relação ao PL para denominação do Centro de Arte e Cultura de Taquaruçu - por 9 a 5.